Obra de macrodrenagem está em andamento e inclui a construção de áreas de lazer
Projeto de parque esponja em Curitiba visa conter alagamentos e oferecer áreas de lazer.
Uma das maiores obras de macrodrenagem de Curitiba está em andamento no Santa Cândida, no Rio Atuba, que sofre com o impacto do crescimento urbano e das chuvas intensas. Na manhã desta sexta-feira (24/10), o prefeito Eduardo Pimentel acompanhou o avanço das obras que visam prevenir alagamentos e criar um novo parque para a cidade.
Detalhes da obra
O projeto inclui a construção de duas bacias de contenção que vão armazenar 150 mil metros cúbicos de água, além de galerias celulares e uma via-parque de aproximadamente 1.000 metros. Segundo o prefeito, a obra irá promover infraestrutura e sustentabilidade, criando um parque linear que servirá como área de lazer e preservação ambiental.
Benefícios para a comunidade
O investimento total na obra é de R$ 26 milhões e beneficiará bairros como Santa Cândida, Bairro Alto, Bacacheri, Atuba e Cajuru. A previsão é que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2026, reduzindo os impactos das cheias na região. A implantação do parque linear seguirá o modelo de outros parques da cidade, combinando contenção de cheias e áreas de lazer.
Compromisso ambiental
O projeto é apoiado por iniciativas como a Ecobarreira, que já impediu a chegada de mais de 30 toneladas de lixo ao Rio Atuba. O prefeito Pimentel destacou a importância da educação ambiental e da mobilização da comunidade para cuidar dos rios da região. Com a conclusão do parque, haverá um acesso público que permitirá à população conhecer o projeto de perto.