O presidente da Venezuela critica a presença militar dos Estados Unidos no Caribe.
Maduro critica os EUA por aumentar a presença militar no Caribe e anuncia mobilização na América do Sul.
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, afirmou que os Estados Unidos estão “inventando uma nova guerra eterna” devido ao aumento de sua presença militar no Caribe. Em seu discurso nesta sexta-feira (24), ele criticou a postura dos EUA e anunciou a mobilização do povo da América do Sul.
Mobilização na América do Sul
Maduro mencionou que uma força voluntária internacional está sendo formada para defender a Venezuela. Ele citou vídeos nas redes sociais de pessoas se preparando para o que chamou de Brigadas Internacionalistas Simón Bolívar, que reuniriam homens e mulheres de todo o mundo para lutar pela independência da Venezuela.
Escalada das tensões
O clima de tensão entre EUA e Venezuela se intensificou com a recente ordem do Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, de enviar um grupo de ataque de porta-aviões para a região do Caribe. Essa movimentação é vista como uma resposta ao tráfico de cocaína na Venezuela e tem gerado preocupações sobre possíveis ações militares.
Respostas e comentários
A CNN contatou tanto o governo venezuelano quanto o Departamento de Estado dos EUA para obter comentários sobre a situação. Até o momento, Maduro não fez declarações sobre o envio do grupo de ataque da Marinha dos EUA.