EUA, Ucrânia e Rússia próximos de solução diplomática, diz enviado

REUTERS/Maxim Shemetov/Pool

Kirill Dmitriev afirma que diálogo entre as partes pode levar ao fim do conflito

Kirill Dmitriev acredita que EUA, Ucrânia e Rússia estão próximos de uma solução diplomática.

EUA, Ucrânia e Rússia próximos de solução diplomática

Kirill Dmitriev, enviado especial do presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (24) que acredita que Estados Unidos, Ucrânia e Rússia estão próximos de uma solução diplomática para acabar com o conflito que já dura mais de três anos. “Acredito que a Rússia, os EUA e a Ucrânia estão de fato muito próximos de uma solução diplomática. É um grande passo do presidente Zelensky reconhecer que se trata de linhas de batalha”, afirmou Dmitriev no programa da CNN “The Lead with Jake Tapper”.

Mudança de postura

Dmitriev ressaltou que a posição anterior de Zelensky era de que a Rússia deveria sair completamente. Agora, ele acredita que as partes estão razoavelmente perto de um entendimento. Dmitriev visitou Washington nesta sexta-feira para conversas oficiais com o governo americano, após Donald Trump anunciar sanções contra as petrolíferas russas.

Impacto das sanções

Em entrevista à Fox News, o enviado russo minimizou o impacto das sanções americanas, afirmando que a Rússia continuará a vender petróleo, mesmo que em menor quantidade, a preços mais altos. “Não acreditamos que essas sanções terão impacto significativo na economia russa”, disse ele, destacando que os preços do petróleo devem subir no mercado global.

O cenário atual

A visita de Dmitriev ocorre em meio à frustração de Trump com as negociações para encerrar a guerra na Ucrânia, especialmente após o cancelamento de uma cúpula com Putin. O clima tenso entre os líderes pode dificultar ainda mais o progresso nas conversas de paz.

PUBLICIDADE

Relacionadas: