O espetáculo “NO ARMÁRIO NÃO CABE NINGUÉM!” traz para a cena bonecos e objetos manipulados para contar a história de Pi e Tatá.
A montagem, a partir da ludicidade, discute temas como as relações de parentalidade e a construção de identidade. (Foto: Vitor Dias)
Durante as férias, uma boa aventura cultural pode enriquecer os dias das crianças,que estão com a energia em alta e prontas para absorver toda e qualquer nova experiência. Pensando nisso, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira da Caixa Cultural Curitiba traz, em parceria com o GPeTI – Grupo de Pesquisa em Teatro para Infância e com a Diversa Produções, uma incrível vivência multidisciplinar para toda a família. De 1 a 18 de fevereiro, o projeto ocupa a galeria de exposições Mezanino e convidará para um mergulho no imaginário infantil, com exposição interativa e apresentações do teatro “NO ARMÁRIO NÃO CABE NINGUÉM!”.
O espetáculo “NO ARMÁRIO NÃO CABE NINGUÉM!” traz para a cena bonecos e objetos manipulados para contar a história de Pi e Tatá: dois monstros que vivem rotinas repetitivas e tediosas. Um dia, depois de uma enorme tempestade que traz ao Vale dos Monstros uma criatura desconhecida, os dois se veem frente a frente com questões profundas sobre si mesmos e a relação que vivem juntos. Permeado de muita diversão e ludicidade, o espetáculo promove diálogos e reflexões sobre relações de parentalidade, tolerância e a convivência com a diferença. A peça teve sua estreia em Curitiba em 2023,com participação em importantes festivais e mostras, como a 7ª Espetacular Mostra Internacional de Artes para Crianças e o 23º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, tornando-se sucesso de público. Serão realizadas 9 apresentações, entre os dias 02 e 18 de fevereiro, de sexta a domingo às 16 horas, na própria galeria. O espetáculo tem 50 minutos de duração e os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes de cada sessão.
Além do espetáculo, a exposição interativa “(DES)CONSTRUINDO MONSTROS” coloca as crianças no centro da experiência cultural, propondo jogos e um ambiente interativo onde são convidadas a explorar e a criar suas próprias histórias, como relatam Gabriela Valcanaia e Vinícius Précoma, artistas responsáveis pela direção criativa do projeto. Vinícius explica que a inspiração vem do próprio espetáculo e proporciona uma nova experiência para crianças de todas as idades: “A exposição é um convite para interações entre crianças e adultos, para momentos de socialização e de livre brincar entre os pequenos”. A cenografia da peça, indicada ao Troféu Gralha Azul de Melhor Cenário em 2023, também fica disponível para visitação do público.
O projeto conta, ainda, com mediações teatrais que preparam o público para a experiência teatral, sempre com abordagem lúdica e acolhedora. Especialmente no dia 18 de fevereiro, a sessão da peça conta com mediação de acessibilidade para pessoas cegas e de baixa visão, ministradas pela equipe da Casa Consultoria, com atividades para ambientar o público cego à temática do espetáculo. Ao final, o público será conduzido a visitar e tatear o cenário e os bonecos, além de conversar com os atores. “As ações de acessibilidade desse espetáculo visam ampliar os estímulos sensoriais, contribuindo para a autonomia de fruição e imaginação de pessoas cegas e com baixa visão”, revela Valcanaia, diretora do espetáculo.
Para completar a experiência, acontece a oficina criativa “(DES)CONSTRUINDO MONSTROS”, destinada para crianças de 4 a 9 anos, aos sábados da temporada, sempre às 14h30. Com jogos teatrais e práticas artísticas, a atividade mobiliza os sonhos, medos e a imaginação das crianças, para refletir e responder às perguntas: “O que é um monstro?” e “O que faz alguém (não) ser um monstro?”. Além de entreter, a oficina prepara os pequenos espectadores para uma aventura muito especial no teatro. As inscrições podem ser feitas no site da CAIXA, sempre na semana de cada atividade.
Por fim, quem conferir a programação leva um pedacinho da experiência para casa: uma cartilha, pensada especialmente para as crianças, que visa proporcionar uma experiência completa ao propor o encontro entre o universo da peça e as referências pessoais de cada criança, ressignificando a vivência teatral. “O material apresenta espaços para escrita e desenho, além de dinâmicas sociais, estimulando habilidades relacionais e dando às crianças a autonomia em difundir bens culturais junto a outras crianças”, finaliza Gabriela Valcanaia.
SERVIÇO:
(DES)CONSTRUINDO MONSTROS – Exposição e espetáculo “No Armário Não Cabe Ninguém!”
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba (PR)
Datas e horários:
– Exposição Interativa (DES)CONSTRUINDO MONSTROS: 01 a 18 de fevereiro, das 10h às 20h de terça a sábado e das 10h às 19h no domingo.
– Espetáculo Teatral “NO ARMÁRIO NÃO CABE NINGUÉM!”: Sessões de sexta a domingo, às 16 horas (02, 03, 04/02; 09, 10 e 11/02; 16, 17 e 18/02)
– Sessão com Mediação de Acessibilidade para pessoas cegas e de baixa visão: 18 de fevereiro, às 14h30 – lotação máxima de 20 pessoas. Inscrições: https://www.caixacultural.com.br/
– Oficinas (DES)CONSTRUINDO MONSTROS: aos sábados (3, 10 e 17 de fevereiro), às 14h30 – Sala de Oficinas. A atividade possui lotação máxima de 20 crianças. Inscrições pelo site da CAIXA, sempre na semana de cada oficina: https://www.caixacultural.com.br/.
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Entrada Franca: As atividades da ocupação (DES)CONSTRUINDO MONSTROS possuem limitação de público. Os ingressos para o espetáculo “NO ARMÁRIO NÃO CABE NINGUÉM!” serão distribuídos 1 hora antes do início de cada sessão. Famílias com crianças neurodivergentes, cegas ou com visão parcial podem reservar seus lugares com antecedência pelo e-mail contatogpeti@gmail.com.
Informações: (41) 4501-8722 | www܂caixacultural܂gov܂br
CORPO CRIATIVO
Realização: Diversa Produções e GPeTI – Grupo de Pesquisa em Teatro para Infância
NO ARMÁRIO NÃO CABE NINGUÉM! (ESPETÁCULO TEATRAL)
Dramaturgia: Gabriela Valcanaia, Lucas Buzato e Vinícius Précoma
Direção: Gabriela Valcanaia
Elenco: Matheus Bertucci, Vinicius Medeiros,Vinícius Précoma e Pedro Garcia.
Direção de Movimento e Preparação Corporal: Ane Adade
Preparação Vocal e Consultoria de Trilha Sonora: Edith de Camargo
Trilha Sonora Original e Operação de Som: Duca
Iluminação: Nadja Naira
Figurinos, Cenografia e Bonecos: Vinícius Précoma
Cenotécnica: César Ribeiro (Estúdio Pontiagudo)
Costura: Dora Peron
Operação de Luz: Milena Sugiyama
Agentes de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência Visual: Casa Consultoria (Andreia Andrade, Mariane Laurentino, Natália Favarin e Juliana Partyka)
Teaser, Registro Audiovisual e Fotográfico do Espetáculo: Lucas Buzato, Matheus Conrado (AzzaPro) e Estúdio Gato Voador
Produção: Gabriela Valcanaia e Vinicius Medeiros
Mediação Teatral: Gabriela Valcanaia e Karina Rozek
Designer Gráfico: Mical Kairós
Automação de Cenografia: Araucária LAB
(DES)CONSTRUINDO MONSTROS – OCUPAÇÃO GPeTI
Realização: GPeTI e Diversa Produções
Idealização e Expografia: Gabriela Valcanaia e Vinícius Précoma
Produção: Gabriela Valcanaia e Matheus Bertucci
Estagiária de Produção: Gabriella Pereira dos Santos
Consultoria de Projeto: Priscila de Morais
Assessoria de Imprensa: Bruna Bazzo e Rosane Freire
Social Media: Gabriela Berbert
Automação de Cenografia: Araucária LAB
Designer Gráfico: Mical Kairós
Cenotécnica: César Ribeiro (Estúdio Pontiagudo)
Costura: Silvana Précoma e Day Lima