Presidente brasileiro faz graça sobre convite a Donald Trump em evento na Malásia
Lula comentou com humor que Trump poderia comer um pedaço do seu bolo de aniversário na Malásia.
Neste sábado (25/10), Kuala Lampur foi o cenário de uma declaração bem-humorada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que sugeriu que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderia saborear um pedaço de seu bolo de aniversário. O petista, que completará 80 anos na próxima segunda-feira (27/10), está na Malásia para a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), onde Trump também participará.
Expectativas de encontro
Lula, que chegou a Kuala Lampur na última quinta-feira (24/10), não confirmou se haverá um encontro com Trump, embora ambos tenham manifestado interesse em dialogar pessoalmente no domingo (26/10). Trump, ao embarcar para a Malásia, afirmou que espera se reunir com Lula, mencionando um encontro anterior na Assembleia Geral das Nações Unidas.
Tarifas e negociações
Durante a viagem, Trump foi questionado sobre a possibilidade de reduzir a tarifa de 50% imposta a produtos brasileiros, e indicou que isso poderia ocorrer, mas sob “as circunstâncias corretas”. Lula, ao deixar o hotel para um evento na Universidade da Malásia, comentou sobre as declarações de Trump e expressou otimismo em encontrar uma solução para as questões que afetam as relações entre os países.
Compromisso com diálogo
“Eu vim aqui com a disposição de que a gente possa encontrar uma solução. Mas tudo depende da conversa. Eu trabalho com otimismo mesmo de que a gente possa encontrar uma solução”, afirmou Lula, ressaltando que não há exigências de ambas as partes até o momento. Ele enfatizou que colocará os problemas na mesa e buscará um consenso.
A expectativa é de que as conversas entre os líderes possam gerar avanços nas relações Brasil-EUA.