Decisão foi tomada após divergências sobre os valores da instituição em relação ao prêmio
Conselho Norueguês da Paz cancelou a cerimônia do Nobel de María Corina devido a divergências de valores.
Em um comunicado para a imprensa, o Conselho de Paz norueguês anunciou que não vai realizar a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz desse ano, destinado à líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado. A decisão foi comunicada após as organizações associadas decidirem que o prêmio não estava alinhado com os valores da instituição.
Decisão difícil
“Esta é uma decisão difícil, mas necessária”, afirmou Eline H. Lorentzen, presidente do Conselho. “Temos grande respeito pelo Comitê do Nobel e pelo Prêmio Nobel da Paz como instituição, mas, como organização, também devemos ser fiéis aos nossos próprios princípios e ao amplo movimento pela paz que representamos”.
Compromisso com a paz
O comunicado também destacou que o Conselho continuará o trabalho zelando pela paz, desarmamento, diálogo e resolução de conflitos por meio de métodos não violentos. María Corina Machado ganhou o Prêmio Nobel da Paz no dia dez de outubro, conforme anúncio do Comitê Norueguês do Nobel, por seu trabalho na promoção dos direitos democráticos na Venezuela.
Contexto da oposição
Machado liderou a campanha da oposição para as eleições presidenciais de julho de 2024 na Venezuela. O regime de Nicolás Maduro alegou que o ditador havia sido reeleito naquela votação, mas a oposição apresentou registros de votação que indicavam o contrário. Desde então, ela vive escondida por medo de ser presa.