Artista cria ficção sobre a história silenciada de comunidade LGBTQIAP+ nos anos da ditadura

0
(A Comunidade do Lixo tem lançamento nesta sexta-feira. Imagem: Walter Thoms)

Com ironia e sátira, Amorim constrói narrativa através da formação de comunidade alternativa com colagens e pinturas como ilustração.

(A Comunidade do Lixo tem lançamento nesta sexta-feira. Imagem: Walter Thoms)

Nesta sexta-feira (02), o artista Amorim lança seu primeiro livro, a Comunidade do Lixo, na Gibiteca de Curitiba. Trazendo o apagamento da história LGBTQIAP+ como conceito, a obra narra a formação de uma comunidade alternativa criada por drag queens, onde um gueto é formado por pessoas fugindo da ditadura militar.

O livro é baseado em um dossiê fictício da Comissão de Memória e Verdade do Paraná e descreve a história da Comunidade do Lixo, que teria existido nos anos 70 e 80, na Serra da Esperança, no interior do estado. Em tom de relato, a reconstrução da história é feita a partir de registros perdidos, documentos e objetos encontrados muitos anos depois dos acontecimentos.

“A ideia é apresentar uma comunidade que precisou fugir e se isolar. É uma comunidade bastante diversa e que cultua a arte do transformismo, essa cultura festiva é a principal característica da comunidade”, conta Amorim. 

Além disso, o autor afirma que a obra é sobre memória, e que faz uma metáfora com a invisibilidade histórica da população LGBTQIAP+. “O próprio nome Lixo faz um paralelo com termos que um dia foram originalmente pejorativos e usados contra a comunidade, como o termo Queer nos Estados Unidos, e que aqui eu coloco num lugar de exaltação”, explica. 

(Amorim lança nesta semana seu primeiro livro. Foto: Walter Thoms)

Com personagens caricatos, glamourosos e espetaculares, a publicação também é uma sátira. “Ele por si só é uma mistura de livros históricos, ao mesmo tempo em que simula livros de contos de fadas. Em alguns momentos o texto tenta convencer de algo realista, e no minuto seguinte, alguma coisa muito absurda e fantástica acontece”.

No lançamento, além da distribuição gratuita do livro, o público também poderá participar de um bate-papo sobre quadrinhos LGBTQIA+ com o autor da obra e com os quadrinistas Daniê, Nacoluan e Elonoir Cristina. Ainda, no sábado (03), Amorim ministrará um oficina de máscaras e colagens, já com vagas esgotadas. 

Serviço: 

Lançamento Livro A Comunidade do Lixo, de Alan Amorim

Local: Gibiteca de Curitiba / R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro, Curitiba – PR, 80020-280.

Horário: 19h

Entrada Gratuita / Distribuição gratuita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui