Vieira classifica reunião como positiva e prevê conclusão de negociações

Hugo Barreto/Metrópoles

Ministro das Relações Exteriores comenta sobre encontro entre Lula e Trump em Kuala Lumpur

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, classifica reunião com Trump como positiva e prevê conclusão das negociações em semanas.

Kuala Lumpur, 26/10/2025 — Após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, classificou o encontro como “muito positivo” e afirmou que as negociações sobre as tarifas impostas ao Brasil devem ser concluídas “em algumas semanas”.

A conversa entre os líderes ocorreu na madrugada deste domingo (26/10) e durou por volta de 45 minutos. Segundo o chanceler, foi um diálogo “descontraído e alegre”.

Novas reuniões agendadas

O chanceler explicou que deve ocorrer uma nova reunião entre os negociadores dos dois países ainda neste domingo. Do lado norte-americano, participaram da conversa o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer. Acompanharam Lula, além de Mauro Vieira, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, e o assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial do presidente, Audo Faleiro.

Acordos de visitas recíprocas

De acordo com o ministro Mauro Vieira, Lula e Trump também acordaram fazer visitas recíprocas. “O presidente Trump quer vir ao Brasil, e o Lula aceitou, e disse que irá, com prazer, aos EUA no futuro”, disse.

A expectativa é que as negociações avancem rapidamente, refletindo a intenção dos dois líderes em estreitar laços comerciais e diplomáticos.

PUBLICIDADE

Relacionadas: