Kits para análise de metanol chegam ao Brasil

Anvisa recebe 40 kits de padrão de álcool metílico para garantir qualidade de produtos

Anvisa recebe 40 kits de metanol para análise laboratorial e combate à intoxicação.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou que chegaram ao Brasil, na última terça-feira (21), 40 kits de padrão de álcool metílico da Farmacopeia Americana, a USP (United States Phamacopeia). Esses kits são essenciais para garantir a qualidade de produtos alimentícios e bebidas.

Objetivo dos kits

Os insumos, que totalizam 120 frascos, foram adquiridos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (INCQS/Fiocruz) com o apoio da Anvisa. Eles são utilizados em análises laboratoriais para garantir que os produtos atendam às especificações de qualidade, pureza e potência. As substâncias possuem alta pureza e características bem definidas, sendo usadas como ponto de comparação em testes de conformidade.

Distribuição dos kits

De acordo com a Anvisa, os kits serão distribuídos para laboratórios da RNLVISA (Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária) e de criminalística do Ministério da Justiça. A medida visa auxiliar nas análises de quantificação do metanol em bebidas e no sangue, em resposta aos casos de intoxicação por consumo de bebidas adulteradas.

Situação atual da intoxicação

O boletim mais atualizado do Ministério da Saúde, divulgado na sexta-feira (24), revela que o Brasil já confirmou 15 mortes por intoxicação de metanol, com 58 casos confirmados e outros 50 em investigação. 635 notificações já foram descartadas. São Paulo continua sendo o estado com o maior número de casos, registrando 44 confirmações, incluindo nove mortes, e 14 investigações em andamento.

PUBLICIDADE

Relacionadas: