Como arenas estão impulsionando o turismo em São Paulo

A deste domingo (26), Gustavo Pires, presidente da SPTuris • CNN

Gustavo Pires, presidente da SPTuris, fala sobre o papel das arenas no crescimento do turismo

Gustavo Pires explica como as arenas de São Paulo impulsionam o turismo e entretenimento na cidade.

São Paulo vive um momento de alta no calendário de eventos esportivos e culturais. Estádios, arenas e autódromos estão com agendas cheias, reforçando o papel da cidade como principal polo de turismo e entretenimento do país. Gustavo Pires, presidente da SPTuris e convidado do CNN Esportes S/A deste domingo (26), explicou como a operação intensa de arenas como o Allianz Parque, Neo Química Arena, Morumbi, Pacaembu e o Autódromo de Interlagos comprova a força do setor na cidade.

A força do turismo em São Paulo

A alta demanda tem feito com que o calendário de eventos atinja seu limite de ocupação. Pires destacou que o crescimento do turismo de lazer e entretenimento complementa o histórico turismo de negócios da capital. “São Paulo continua sendo referência no turismo de negócios, responsável por 60% das feiras do país. Mas conseguiu se consolidar também como turismo de lazer e entretenimento”, relatou.

Megaeventos em Interlagos

O Autódromo de Interlagos é hoje o principal centro de megaeventos de São Paulo. De acordo com o presidente da SPTuris, o espaço administrado pela prefeitura recebe cerca de 400 eventos por ano, entre corridas e grandes shows. “Interlagos pertence à prefeitura de São Paulo e é muito importante dizer que é superavitário e recebe 400 eventos por ano, ou seja, mais de um por dia em média. É claro que os 400 eventos não são como a Fórmula 1, mas chega a ter quatro ou cinco eventos no mesmo dia simultaneamente”, contou. O espaço passou por um processo de modernização e hoje concilia automobilismo e entretenimento.

Parcerias e concessões

Pires reforçou que o autódromo é superavitário e que não há necessidade de concessão ou privatização no momento. “A cidade de São Paulo entende que o equipamento se sustenta por si e que é um bom negócio para a prefeitura manter Interlagos sob o seu controle”, afirmou. Além disso, ele reconhece o valor de parcerias com a iniciativa privada. “São pensadas algumas parcerias, não de concessão ou privatização, mas de exposição de marca. A gestão acredita que o equipamento está positivo e, com a municipalidade como detentora do ativo, rende bons frutos”, admitiu.

Modernização e gestão

Pires avaliou positivamente o processo de concessão do Estádio do Pacaembu, hoje sob administração privada. “Tá sendo muito positivo. Além de ter sido modernizado, você desonerou a máquina pública, que é o grande ponto de uma concessão. O Pacaembu, diferente de Interlagos, não estava sendo superavitário e se tornava um elefante branco. Hoje já recebe grandes shows e eventos”, informou. Segundo ele, os espaços da cidade se complementam, proporcionando mais opções para a população.
Sobre a construção e modernização de arenas por clubes brasileiros, Pires defende o incentivo com responsabilidade fiscal. “Sou mais a favor do incentivo, claro, você tem que visar o bem público, então, inegavelmente você tem que entender o retorno que isso dá para cidade. E um time grande que leva grande público ao estádio, eu acho que ele sempre traz um retorno muito positivo para cidade”, ressaltou. O dirigente reforçou que o equilíbrio é essencial.
Com Gustavo Pires, presidente da SPTuris, o CNN Esportes S/A chega à 114ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

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