Piloto da Ferrari se mostrou frustrado por ser o único a receber punição em incidente com Verstappen
Lewis Hamilton expressou frustração por ser o único penalizado em incidente na corrida do México.
MEXICO CITY — Lewis Hamilton encontrou a situação “muito louca” por ser o único piloto penalizado por cortar uma curva no Grande Prêmio da Cidade do México de 2025, após perder a chance de um primeiro pódio com a Ferrari devido à sanção que recebeu em uma intensa disputa com Max Verstappen. Hamilton recebeu uma penalização de 10 segundos na corrida de domingo após os comissários afirmarem que ele saiu da pista e ganhou vantagem ao manter a posição à frente de Verstappen nas primeiras voltas.
O incidente na corrida
Hamilton saiu da pista na curva 4, travando os freios enquanto lutava por posição com Verstappen. O piloto da Red Bull tentou uma ultrapassagem na primeira curva e também foi para a grama na curva 3 após uma colisão com Hamilton. Na confusão da curva 4, Hamilton retornou à frente de Verstappen e manteve a posição. Com a penalização, Hamilton, que estava em terceiro, acabou finalizando a corrida em oitavo lugar, prolongando sua espera por um pódio na Ferrari. Se conseguir um pódio no futuro, será um recorde de corridas completadas pela Scuderia antes de finalmente aparecer em seus famosos carros vermelhos no pódio da F1.
Reações e críticas à penalização
Frustrado, Hamilton expressou sua indignação pelo rádio da equipe, chamando a penalização de “insana” e “bull—”, destacando que outros pilotos não foram punidos por sair da pista na primeira curva da corrida. Verstappen e seu companheiro de equipe na Ferrari, Charles Leclerc, também cortaram a grama, mas os comissários decidiram que não era necessário aplicar penalizações. Hamilton comentou que sua saída da pista foi “praticamente igual à de todos os outros ao seu redor” e não compreendeu por que outros escaparam de punições.
Críticas do chefe da Ferrari
O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, considerou a penalização muito severa, afirmando que não se lembrava da última vez que um piloto recebeu uma penalização de 10 segundos por sair da pista e obter uma vantagem duradoura. Vasseur também sugeriu que Hamilton poderia ter terminado em quarto lugar mesmo com uma penalização de cinco segundos. “Se você considerar o panorama global, Max manteve a curva anterior, cortou a chicane, foi para a grama, acho que não foi bem administrado, honestamente”, disse Vasseur.
Frustração generalizada
Hamilton não estava sozinho em sua frustração com a falta de penalizações por incidentes na primeira curva, com seu ex-companheiro de equipe da Mercedes, George Russell, também expressando descontentamento. “Eu tenho dificuldade em entender como três caras podem simplesmente cortar a curva, manter a posição”, disse Russell. “Eles erraram, frearam demais, cometeram um erro, mas então podem simplesmente cortar a curva e continuar. E não houve punição por seu erro. Então, fiquei bastante irritado com isso.”