Durante encontro em Kuala Lumpur, presidente brasileiro comentou sobre seu diálogo com o ex-presidente dos EUA.
Lula afirmou que Bolsonaro é "coisa do passado" em reunião com Trump na Malásia.
Durante um encontro em Kuala Lumpur no dia 26 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Jair Bolsonaro é “coisa do passado”. Lula fez essa declaração ao dialogar com Donald Trump, ressaltando que o ex-presidente brasileiro não tem relevância na política atual.
O encontro em Kuala Lumpur
Lula e Trump discutiram questões importantes, incluindo a retaliação comercial imposta pelo governo dos EUA ao Brasil, que segundo Lula, foi uma resposta a uma “perseguição política” contra Bolsonaro. Além disso, Lula pediu a suspensão das tarifas enquanto as negociações estão em andamento.
Repercussões das declarações
O presidente brasileiro também mencionou o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal e a gravidade do plano que visava atingi-lo e a outras figuras políticas. Lula destacou que a situação de Bolsonaro faz parte do passado e que Trump entende essa dinâmica, utilizando a expressão “rei morto, rei posto” para ilustrar seu ponto de vista.
Próximos passos nas negociações
Após a reunião, Lula se ofereceu para mediar a crise entre os EUA e a Venezuela, enquanto Trump demonstrou interesse em resolver questões econômicas, embora não tenha apresentado suas demandas durante o encontro. As conversas entre os representantes dos dois países foram agendadas para continuar as discussões sobre tarifas e outras questões diplomáticas.
O encontro ocorreu no contexto da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), onde Brasil e Estados Unidos foram convidados especiais.