Lula afirma que quem duvidou da relação com os EUA perdeu

Reprodução/YouTube

Presidente destaca avanço nas relações Brasil-EUA em entrevista na Malásia

Lula declara que quem acreditava na impossibilidade de relação com os EUA 'perdeu'.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, nesta segunda-feira (27/10), na Malásia que as pessoas que acreditavam que o governo dele não conseguiria construir uma relação com os Estados Unidos ‘perdeu’. Essa declaração vem em um momento em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sinalizou publicamente ter influência no governo americano e expressou interesse em sanções contra o Brasil.

Avanços nas relações Brasil-EUA

Lula destacou que teve uma sinalização positiva de Trump para um acordo sobre tarifas que atualmente geram divergências entre os dois países. ‘Ele garantiu para mim que nós vamos ter acordo. E eu acho que vai ser mais rápido do que muita gente pensa. E vai depender do Brasil também’, pontuou o presidente. A entrevista foi concedida um dia após o encontro entre Lula e Trump, onde o principal tema foi a imposição de tarifas sobre produtos brasileiros.

Contexto político

O encontro e as declarações de Lula ocorrem em meio a um cenário político tenso, com críticas de figuras como Flávio Bolsonaro, que minimizou a importância da reunião e atacou o PT. A relação entre Brasil e EUA permanece sob análise, especialmente após as repercussões de comentários e ações de políticos brasileiros no exterior. Lula, por sua vez, se mostra otimista quanto ao futuro das relações diplomáticas entre os países.

Conclusão

Com uma postura firme, Lula defende que a construção de uma relação sólida com os Estados Unidos é não apenas possível, mas já está em andamento. O presidente parece determinado a transformar as tensões em oportunidades de cooperação.

PUBLICIDADE

Relacionadas: