Fuzileiros navais realizam exercícios em meio a tensões com a Venezuela
EUA realizam treino militar no Caribe, aumentando a pressão sobre Maduro em meio a tensões.
Os Estados Unidos divulgaram um vídeo em que exibe, o treinamento de fuzileiros navais em meio à escalada de tensões com a Venezuela. Nesta segunda-feira (27/10), a base militar norte-americana situada em Porto Rico informou que os exercícios são em apoio à missão para “interromper o tráfico ilícito de drogas e proteger a pátria”. O Comando Sul dos EUA comunicou que os guerreiros de elite estão prontos para enfrentar qualquer desafio.
Treinamento militar e operações
No vídeo, é possível ver centenas de fuzileiros navais praticando operações de interceptação e destruição de rotas de drogas, com exercícios anfíbios que combinam forças navais e terrestres. Caças F-35 também foram deslocados para a região, aumentando a capacidade de resposta militar dos EUA.
Reação do governo dos EUA
Na última sexta-feira (27/10), o governo dos EUA sinalizou um avanço próximo às costas venezuelanas, com o anúncio do envio do porta-aviões Gerald R. Ford Carrier Strike Group ao Caribe. Essa ação está alinhada com as diretrizes de Donald Trump, que se referem ao combate ao “narcoterrorismo”. O presidente ameaçou operações terrestres na região, visando cartéis de drogas, e autorizou a CIA a executar “ações letais” na Venezuela.
Conclusão
Essas movimentações militares refletem o aumento das tensões entre os EUA e o governo de Nicolás Maduro, que se vê desafiado em sua posição de poder. As medidas adotadas pelos EUA indicam uma escalada na pressão sobre a Venezuela, em um contexto de crescente instabilidade na região.