Alckmin celebra relação entre Lula e Trump: “Passo feito com brilho”

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Vice-presidente destaca importância da aproximação política entre Brasil e EUA

Alckmin destaca a importância do encontro entre Lula e Trump para as negociações comerciais.

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta segunda-feira (27/10) que o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder norte-americano, Donald Trump, foi uma “importantíssima aproximação política” e que agora as equipes dos dois países devem avançar nas questões técnicas para a negociação das tarifas impostas a produtos brasileiros.

A importância da aproximação política

O vice-presidente, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, compõe a equipe de trabalho designada por Lula para intermediar as tratativas junto ao governo norte-americano. Ele destacou que a prioridade do Brasil é retirar a sobretaxa de 40% das exportações, imposta em agosto. “O prioritário é tirar os 40% […] o mais rápido possível. O governo não fez pedido específico, mas as empresas americanas têm grande interesse, como também as empresas brasileiras têm grande interesse de exportar para os EUA”, declarou.

Detalhes do encontro em Kuala Lumpur

Lula e Trump se encontraram em Kuala Lumpur, capital da Malásia, na tarde desse domingo (27/10), madrugada no Brasil. O encontro durou cerca de uma hora, dando início às negociações sobre o tarifaço imposto por Washington a produtos brasileiros. Nesta segunda, Lula afirmou que Brasil e os EUA devem fazer “bom acordo” nas negociações referentes tanto ao tarifaço norte-americano quanto às sanções impostas a autoridades brasileiras.

PUBLICIDADE

Relacionadas: