Presidente dos EUA destaca presença de submarino nuclear como aviso à Rússia
Trump pede que Putin encerre a guerra na Ucrânia, destacando submarino nuclear dos EUA.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu que o presidente russo, Vladimir Putin, encerrasse a guerra na Ucrânia em vez de testar mísseis nucleares, alertando que os EUA têm um submarino nuclear na costa da Rússia. Putin anunciou no domingo (26) que a Rússia testou com sucesso seu míssil de cruzeiro Burevestnik, que possui capacidade nuclear e, segundo o Kremlin, pode superar qualquer defesa.
Aviso de Trump sobre submarino nuclear
Questionado no avião oficial da Presidência americana sobre o teste do míssil que, segundo a Rússia, voou por 14 mil km, Trump afirmou que os Estados Unidos não precisavam “voar tão longe”, pois possuem um submarino nuclear próximo à costa russa. “Eles sabem que temos um submarino nuclear, o maior do mundo, bem na costa deles”, declarou o presidente a repórteres. Ele criticou Putin por prolongar a guerra, que deveria ter terminado rapidamente, e pediu que o presidente russo parasse de testar mísseis.
A guerra na Ucrânia e suas implicações
Trump, que expressou seu desejo de acabar com a guerra na Ucrânia, a mais mortal na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, reconheceu que encontrar a paz na região é um desafio maior do que conseguir um cessar-fogo em outros conflitos. Ele ressaltou que, desde o anúncio do míssil 9M730 Burevestnik em 2018, Putin tem usado essa arma como resposta às iniciativas dos EUA para construir um escudo de defesa antimísseis.
Possíveis sanções adicionais
A agência de notícias Reuters informou que o governo Trump se prepara para novas sanções que poderiam atingir áreas-chave da economia russa se Putin continuar adiando o fim do conflito. Em resposta a perguntas sobre sanções adicionais, Trump afirmou: “Vocês descobrirão”.