Especialista desmente boatos sobre risco de colisão com a Terra e explica a situação do cometa 3I/ATLAS.
Especialista esclarece que a NASA não acionou protocolo de defesa contra o cometa 3I/ATLAS, que passará a 270 milhões de km da Terra.
NASA não acionou protocolo de defesa contra visitante interestelar
Conforme noticiado, a NASA não acionou qualquer “protocolo de defesa” em relação ao cometa 3I/ATLAS, que não representa ameaça para a Terra. Descoberto em julho de 2025, o cometa é o terceiro grande visitante de fora do Sistema Solar e carrega pistas sobre a formação de mundos na Via Láctea.
A verdade sobre o cometa 3I/ATLAS
O astrônomo Cristóvão Jacques, fundador do Observatório SONEAR, desmentiu teorias da conspiração sobre o cometa em um vídeo publicado em seu canal. Ele explicou que a NASA não é a proprietária da IAWN e que a campanha promovida pela organização não é uma ação de defesa planetária, mas sim uma iniciativa para aprimorar medições da posição de cometas. Jacques lembrou que o único protocolo de defesa planetária acionado ocorreu em janeiro deste ano, contra o asteroide 2024 YR4.
Campanha de observação
Jacques ressaltou que a campanha de observação foi planejada antes mesmo da descoberta do cometa, e seu objetivo é padronizar métodos de observação, não investigar ameaças. Ele garantiu que o 3I/ATLAS passará a 270 milhões de quilômetros da Terra em dezembro, uma distância segura, sem riscos.
Silêncio da NASA
A falta de atualizações da NASA, de acordo com Jacques, se deve ao shutdown do governo americano, que suspendeu serviços e publicações na agência. Ele criticou a mistura de fatos reais e interpretações erradas que geraram boatos sobre uma suposta ameaça.
O cometa atualmente está se aproximando do periélio, onde foi observado liberando um jato de gelo e poeira em direção ao Sol, o que foi registrado por astrônomos no Observatório do Teide, na Espanha.