Ostras de Guaratuba conquistam 22ª Indicação Geográfica do Paraná

Reconhecimento destaca a qualidade e tradição da produção local de ostras

Ostras do Cabaraquara recebem Indicação Geográfica, reconhecendo sua qualidade e tradição na produção.

As ostras do Cabaraquara, produzidas na localidade de Cabaraquara, em Guaratuba, no Litoral do Paraná, se tornaram a 22ª Indicação Geográfica (IG) do Paraná. O reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) veio nesta terça-feira (28), na modalidade Indicação de Procedência, e confirma a relação da comunidade na produção de ostra e a boa reputação do produto.

Parceria e reconhecimento

O Governo do Estado fez parte da organização para obtenção do selo, um trabalho iniciado em 2022, que envolveu o diagnóstico da ostra e resgate histórico, buscando fortalecer a identidade cultural e econômica da região. A IG é concedida a produtos de uma determinada região que possuem características que os diferenciam de similares. O sabor leve e adocicado das ostras, assim como o método de produção na Baía de Guaratuba, foram pontos críticos na decisão do INPI.

Impacto econômico e social

O pedido do registro foi feito pela Associação Guaratubana de Maricultores (Aguamar) e oficializado em 21 de junho de 2024. Atualmente, a associação conta com dez produtores, que geram aproximadamente 80 mil dúzias de ostras anualmente. O caderno de especificações indica diretrizes de cultivo, incluindo técnicas como longline, balsa e mesa. Este selo é um marco importante para a ostreicultura, a principal atividade econômica da área.

Indicações Geográficas no Paraná

Com a inclusão das ostras do Cabaraquara, o Paraná agora conta com 22 Indicações Geográficas, incluindo produtos como as broas de centeio de Curitiba e o queijo colonial do Sudoeste do Paraná. Este ano, outros oito produtos paranaenses também foram reconhecidos como IG. Além disso, a acerola de Pérola está em processo de reconhecimento, destacando a diversidade e riqueza dos produtos paranaenses.

A conquista da IG para as ostras do Cabaraquara representa não apenas um reconhecimento da qualidade do produto, mas também um impulso econômico e cultural para a comunidade de Guaratuba.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: