Fiep lança plano para infraestrutura do Paraná

Grupo Ric

Diretrizes do Plano Estadual de Logística em Transportes Integrado foram debatidas em programa da Jovem Pan News

O Plano Estadual de Logística em Transportes Integrado foi debatido em programa da Fiep, destacando sua importância para o Paraná.

Curitiba – O Plano Estadual de Logística em Transportes Integrado (PELTi), que foi construído com a participação de diversas instituições e lançado no começo deste ano, foi o tema debatido no décimo sexto episódio do Momento Indústria do Sistema Fiep, veiculado na Jovem Pan News. Durante o programa, o vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Infraestrutura, José Alberto Pereira Ribeiro, e o superintendente da Fiep, João Arthur Mohr, falaram sobre a elaboração do projeto e ressaltaram a importância da iniciativa para todo o Estado.

A elaboração da nova versão do Plano Estadual de Logística em Transportes Integrado do Paraná contou com o auxílio de lideranças empresariais, órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal, especialistas em logística e representantes da sociedade civil. Por meio de reuniões regionais e estudos técnicos, foram identificadas obras prioritárias e investimentos essenciais para fortalecer a competitividade do Paraná.

Esse trabalho conjunto visa garantir soluções logísticas mais eficientes, integradas e transparentes, promovendo o crescimento econômico e a modernização dos modais de transporte. Também tem como o objetivo a redução de custos logísticos e o aumento da eficiência do escoamento da produção; ampliar a segurança jurídica e previsibilidade para investidores; e alinhar a infraestrutura com o desenvolvimento industrial.

O vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Infraestrutura, José Alberto Pereira Ribeiro, ressaltou a necessidade da integração entre todos os modais do Estado, e da importância de pensar na infraestrutura como um todo. “Nós temos que fazer tudo isso levantar as obras mais relevantes, mas casado com os modais que já existem. Por isso que pela primeira vez não são mais planejamentos somente por modais. Dessa vez está sendo considerada a integração, o casamento. Não adianta você ter uma boa ferrovia, rápida, para levar as cargas para o porto, e chegar lá e ter um problema de descarta, uma estrutura obsoleta”, destacou.

O novo PELTi também define metas, prazos e prioridades até 2040, permitindo acompanhar o andamento das obras e, se necessário, cobrar execução dos governos, seja na esfera municipal, estadual ou federal. O superintendente da Fiep, João Arthur Mohr, frisou que o documento será encaminhado para todos os concorrentes a cargos dos executivos estadual e federal. “A ideia é apresentar o PELTi para todos os candidatos ao governo do Estado e a todos os candidatos à presidência da República para obter um compromisso deles. Não precisa fazer um novo planejamento, quando você assumir o governo estadual ou federal, execute o que está escrito aqui no PELTi. Dê continuidade ao banco de projetos, licenciamento ambientais passo a passo, faça as obras que estão citadas para portos, aeroportos e ferrovias”, afirmou.

Entre as prioridades elencadas no projeto estão o novo ciclo de concessões rodoviárias; a integração da Malha Sul e Ferroeste em relação às ferrovias; a expansão do Porto de Paranaguá, além da dragagem e novos berços da estrutura; e o foco na aviação regional e interiorização da conectividade aérea. Qualquer pessoa pode consultar a íntegra do Plano Estadual de Logística em Transportes Integrado do Paraná. Para obter mais informações é só acessar o site www.fiepr.org.br/pelti.

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