Canais de comunicação fortalecem a transparência e qualidade dos serviços de saúde no Paraná
A Ouvidoria do SUS no Paraná utiliza WhatsApp e 0800 para melhorar a comunicação e os atendimentos à população.
A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná é um dos principais canais de escuta e diálogo entre a população e o Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a transparência na gestão pública da saúde. Mais de 500 ouvidores atuam como a “ponte” para a troca de informações com a população.
Com uma média de 67 mil atendimentos anuais, o site oficial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e os telefones 0800 644 44 14 e WhatsApp (41) 3330-4414 são utilizados para sugestões, solicitações, reclamações e elogios sobre os serviços de saúde no Paraná.
De janeiro a outubro deste ano, foram registradas 62,8 mil manifestações, sendo o meio presencial o mais utilizado, com 38,1% dos contatos. Em comparação, no mesmo período de 2024, o número de manifestações chegou a 70,4 mil.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirma que a ouvidoria representa o compromisso do SUS com um atendimento humanizado e a melhoria contínua dos serviços de saúde. Cada manifestação é cuidadosamente analisada por uma equipe técnica, com retorno garantido dentro dos prazos legais.
Os serviços com maior demanda incluem solicitações de medicamentos não padronizados e questões de vigilância sanitária. A ouvidora-geral da Saúde, Laís Alves Ventura, destaca que muitas manifestações também incluem elogios e sugestões de melhorias.
A Ouvidoria Geral coordena diversas Ouvidorias Regionais e Municipais, além de hospitais e unidades de saúde. Para registrar uma manifestação, a população pode utilizar os seguintes meios:
- Presencialmente, no local de atendimento
- Urnas disponíveis nos estabelecimentos de saúde
- Através do portal da Secretaria de Saúde
- Por telefone 0800 644 44 14
- Pelo WhatsApp (41) 3330-4414