Conversa sobre tecnologia em meio a restrições comerciais
Trump sinalizou que pode discutir chips da Nvidia com Xi Jinping em encontro previsto para quinta-feira. O acesso da empresa ao mercado chinês está em risco.
Na quinta-feira, 29 de outubro de 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, pode abordar os chips Blackwell da Nvidia em um encontro com o presidente chinês, Xi Jinping. Durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira, Trump indicou que a conversa incluirá os processadores de IA da empresa, ressaltando que são considerados os mais avançados do mercado.
A importância dos chips Blackwell
Trump descreveu os chips Blackwell como o “super duper chip”, referindo-se ao GB200 Grace Blackwell Superchip, a mais recente inovação da Nvidia. Essa arquitetura de chips representa a geração mais nova de unidades de processamento gráfico, essenciais para treinar e executar modelos de linguagem em larga escala, destacando a liderança dos EUA em tecnologia de ponta.
Desafios no acesso ao mercado chinês
O acesso da Nvidia ao mercado chinês enfrenta dificuldades. Recentemente, a China baniu a importação de chips da Nvidia, resultando na ausência da empresa nesse mercado. Enquanto as restrições anteriores já limitavam a venda dos chips mais avançados, em julho, o governo dos EUA havia suavizado algumas limitações para produtos fabricados para a China. Contudo, a recente ação de Pequim complicou ainda mais a situação, levando a especulações sobre o uso desse acesso como moeda de troca nas negociações comerciais com os EUA.