Em sua quarta edição, maratona de inovação propõe desafios reais ligados ao projeto “Revita Curitiba”, conectando estudantes, professores e profissionais a um ecossistema que une marketing, urbanismo e tecnologia
Com o propósito de conectar o marketing à transformação das cidades, a ADVB/PR promove a quarta edição do Hackatop de MKT que, neste ano, terá como tema “Revita Curitiba”. O evento acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro (sábado e domingo), na Universidade Positivo, Campus Ecoville, reunindo centenas de competidores em uma imersão de dois dias para desenvolver soluções que contribuam com a revitalização da Rua XV de Novembro, no Centro da capital paranaense.
Criado em 2019, o Hackatop é uma maratona de inovação que estimula a criação de ideias e projetos que unem marketing, tecnologia e propósito social. A iniciativa é voltada a universitários, professores e profissionais de destaque, que formam equipes multidisciplinares para propor soluções práticas e criativas. Nesta edição, os desafios serão inspirados em temas como experiência urbana, inclusão social, sustentabilidade e reocupação do centro da cidade.
“O Hackatop de MKT nasceu com o objetivo de aproximar o jovem talento do mercado, incentivando o protagonismo e a inovação. A cada edição, os resultados comprovam que quando se une propósito, criatividade e cooperação, surgem ideias transformadoras”, destaca a vice-presidente da ADVB/PR e coordenadora do projeto, Andreia Caldani.
Desafios e dinâmica
Os participantes terão 40 horas de imersão com mentorias de profissionais renomados no mercado, oficinas e avaliações presenciais. Cada equipe será desafiada a propor soluções dentro de um dos 10 briefings temáticos, entre eles:
- Branding de Loja Independente – “Rebranding para a Nova Geração”
- Intervenção Urbana + Storytelling Coletivo – “Rua XV em 4 Estações”
- Vitrine + Experiência Sensorial – “Vitrine Viva”
- Plataforma Colaborativa para Lojistas – “Rua XV + Forte Juntas”
- Ativação Cultural – “Hackeando a Calçada para eventos”
- População Vulnerável – “Cidade Acolhedora: inclusão e capacitação”
- Iluminação Pública – “Como acender a Rua XV do chão aos prédios”
- Segurança – “Ambiente monitorado e seguro para turistas e moradores”
- Reabitar o Centro – “Moradias inteligentes, sustentáveis e viáveis”
- Locavorismo – “Raízes Urbanas: gastronomia e comércio local na Rua XV”
Além dos temas propostos, os participantes poderão inscrever ideias livres, apresentadas em formato de pitch ao final da maratona.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba, Vale do Pinhão, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, fortalecendo o ecossistema de inovação paranaense.
Premiação e júri
As equipes vencedoras receberão troféus, prêmios em dinheiro, produtos de parceiros e certificados de participação, além da possibilidade de ter seus projetos acelerados pela Prefeitura de Curitiba. O júri será composto por um grupo de especialistas em marketing, inovação e urbanismo. Entre eles: a presidente do IPPUC, Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme; diretor do HIPERVISOR, Oscar Schmeiske; diretor de Negócios e Marketing da Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento, Paulo Krauss; presidente do Instituto Jaime Lerner, Ilana Lerner; arquiteto e urbanista, Abrão Anis Assad; arquiteto e urbanista, Fernando Canalli; vice-presidente da Fecomércio e presidente do CORE-PR, Paulo Nauiack; e vereadora de Curitiba e presidente da Comissão de Urbanismo, Rafaela Lupion.
“Mais do que uma competição, o Hackatop é um espaço de aprendizado, networking e construção coletiva. Ele reflete a essência da ADVB/PR de conectar gerações e promover o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, afirma Gislayne Muraro, presidente da ADVB/PR.
Histórico e impacto
Desde sua primeira edição, o Hackatop de MKT tem gerado resultados concretos para o mercado. Em 2019, o projeto vencedor desenvolveu uma embalagem sustentável para notebooks da Positivo Tecnologia, que se transformava em suporte ergonômico para o produto — uma ideia que chegou a ser implementada comercialmente. Em 2022, a equipe vencedora criou uma solução de compras inteligentes para a Rede Condor, e em 2023, o destaque foi o aplicativo Conecta Netinho, voltado ao público 60+.
Serviço
Hackatop de MKT ADVB/PR 2025 – 4ª edição
Local: Universidade Positivo – Campus Ecoville
Data: 8 e 9 de novembro de 2025
Público: universitários, professores e profissionais de marketing e inovação
Inscrição: R$300 por equipe (5 integrantes) ou R$60 por pessoa
Inclui: kit exclusivo (camiseta e crachá), alimentação, bebidas e ativações do Hard Rock Café, McDonald’s e Red Bull
Premiação: troféus, prêmios em dinheiro, produtos de parceiros e aceleração dos projetos
Mais informações: www.advbpr.com.br