Moegão avança para 75% de conclusão e transforma o Porto de Paranaguá

Portos do Paraná

Nova estrutura portuária promete aumentar a capacidade de movimentação de cargas

A obra portuária Moegão atinge 75% de execução, com conclusão prevista para janeiro de 2026. A nova estrutura aumentará a capacidade de movimentação de grãos no Porto de Paranaguá.

O Moegão, maior obra pública portuária do Brasil, alcançou 75,1% de execução em outubro de 2023, conforme medições realizadas na primeira quinzena do mês. Até agora, 83,17% da parte civil, 80,33% da mecânica e 48,93% da parte elétrica já estão concluídos, com conclusão total prevista até janeiro de 2026. Entre os principais avanços, destaca-se a finalização da montagem dos pré-moldados da cobertura da moega, além da instalação das grelhas metálicas no piso do local.

Estrutura e capacidade de movimentação

O novo complexo portuário contará com moegas ferroviárias, sistema de transporte vertical (elevadores de canecas), sistema de transporte horizontal (correias transportadoras) e muito mais. Após sua entrada em operação, o Moegão terá a capacidade de receber 24 milhões de toneladas de grãos e farelos anualmente, facilitando a operação dos terminais do Corredor de Exportação Leste (Corex).
Atualmente, em média, 550 vagões são descarregados diariamente nos terminais de exportação. Com o novo sistema, 180 vagões poderão ser descarregados a cada cinco horas, totalizando cerca de 900 vagões por dia. Além disso, a nova estrutura eliminará manobras desnecessárias, reduzindo o número de cruzamentos com interrupções nas vias de acesso ao porto de 16 para cinco.

Investimentos e modernização

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Portos do Paraná, está investindo mais de R$ 650 milhões na construção, com recursos próprios e do BNDES. O Moegão não é uma obra isolada; está integrado a um conjunto de projetos que visam potencializar a movimentação de cargas no Porto de Paranaguá, referência mundial na área.
Desde 2019, a Portos do Paraná já realizou leilões de áreas portuárias, trazendo R$ 5,1 bilhões em investimentos. Os leilões programados para abril de 2025 garantirão a construção de um novo Píer em “T” conectado ao Moegão, com um investimento total de R$ 2,2 bilhões, sendo R$ 1,2 bilhão destinado à obra.

Aprofundamento do canal e segurança

Recentemente, foi concedido o acesso ao canal de navegação, com um consórcio responsável por aprofundar o calado de 13,3 metros para 15,5 metros em até cinco anos. Isso permitirá que navios com capacidade de até 125 mil toneladas sejam operados, aumentando consideravelmente a competitividade do Porto de Paranaguá. O sistema de gerenciamento do tráfego de embarcações (VTMIS) também será implementado, aumentando a segurança da navegação e agilizando a operação dos práticos.
Essa transformação no Porto de Paranaguá é resultado de um planejamento estratégico que visa não apenas atender à demanda atual, mas também preparar a infraestrutura para o futuro.

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