Principais decisões da reunião entre líderes
Na manhã de 30 de maio, Trump e Xi se reuniram na Coreia do Sul e anunciaram acordos sobre tarifas e importações de soja e terras raras.
Na manhã de 30 de maio de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu com o líder chinês Xi Jinping na Coreia do Sul. Este foi o primeiro encontro presencial entre os dois no segundo mandato de Trump. Durante a reunião, Trump anunciou que chegaram a um acordo sobre “quase tudo” e que as tarifas sobre produtos chineses cairão em 10%, devido ao progresso nas negociações sobre as importações de soja, terras raras e fentanil.
Redução de tarifas e seus impactos
Trump informou que a tarifa geral sobre produtos chineses foi reduzida de 57% para 47%. Após a cúpula, o Ministério do Comércio da China confirmou que Pequim suspenderá a implementação de seus mais recentes controles de exportação de terras raras. Isso ocorre em um momento em que a China detém um quase monopólio no fornecimento e produção global desses recursos essenciais.
Consequências para o comércio agrícola
As tarifas anteriores de Trump haviam levado a China a interromper as compras de soja americana em maio, resultando em bilhões em safras não vendidas para os agricultores dos EUA. Trump afirmou que grandes quantidades de soja e outros produtos agrícolas serão compradas imediatamente, a partir deste acordo. Essa mudança pode trazer alívio para os agricultores americanos que enfrentam dificuldades financeiras.
Próximos passos na relação entre os países
Trump também anunciou que visitará a China em abril, enquanto Xi deverá visitar os EUA em um momento posterior, possivelmente em Palm Beach ou Washington, D.C. As reuniões futuras podem ser cruciais para solidificar os acordos feitos e avançar nas relações comerciais entre os dois países.