Análise dos resultados e reações do mercado
As ações da Microsoft caíram 2% após resultados do primeiro trimestre fiscal de 2026, apesar de lucros acima das expectativas. Entenda os motivos.
Resultados superam expectativas, mas ações recuam
Na quarta-feira (29), a Microsoft (MSFT) divulgou seus resultados referentes ao primeiro trimestre fiscal de 2026, superando as expectativas dos analistas em receita e lucro, à medida que seu negócio de cloud (nuvem) continua a ser o carro-chefe da empresa de tecnologia. Mesmo assim, as ações da empresa fundada por Bill Gates recuam mais de 2% nas primeiras horas do dia. No after-market de ontem, a queda foi da ordem de 3%.
Desempenho financeiro
A receita de cloud comercial foi de US$ 49,1 bilhões, um aumento de 26% em relação ao ano anterior e superando as expectativas dos analistas de US$ 48,6 bilhões. Do mesmo modo, a Microsoft reportou um lucro por ação (LPA) de US$ 3,72 sobre uma receita de US$ 77,7 bilhões. Os analistas previam um LPA de US$ 3,68 sobre uma receita de US$ 75,5 bilhões, de acordo com as estimativas de consenso da Bloomberg. Na visão dos analistas do BTG Pactual, a Microsoft apresentou um conjunto consistente de resultados, com crescimento estável nas principais linhas de receita e boa rentabilidade.
Preocupações do mercado
Apesar dos bons números, os investidores estão preocupados com o elevado investimento em bens de capital (capex), que atingiu os US$ 19,4 bilhões. Esses gastos são necessários para suportar cargas de trabalho de IA em larga escala, mas podem pressionar as margens e a conversão de fluxo de caixa livre no curto prazo. Além disso, o valuation segue exigente, com as ações sendo negociadas a cerca de 29x o lucro projetado, nível que já incorpora boa parte dos ventos favoráveis esperados com a IA.
Concorrência e inovações
Vale lembrar que a Microsoft investiu cerca de US$ 135 bilhões na OpenAI, detendo 27% da criadora do ChatGPT. A empresa também está expandindo suas ofertas de IA, com atualizações para o Windows 11 e introduzindo o Copilot em seus aplicativos de jogos do Xbox, buscando manter sua competitividade em um mercado cada vez mais desafiador.