CPMI do INSS ouve presidente da confederação de pescadores

Agência Senado

Depoimento marcado para segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Na próxima segunda-feira (3), a CPMI do INSS ouvirá Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da CBPA, em investigação sobre fraudes em benefícios.

Na segunda-feira, 3 de novembro de 2025, a CPMI do INSS ouvirá Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), em um depoimento sobre fraudes em aposentadorias e pensões. O depoimento, que ocorrerá às 16h, foi convocado a partir de oito requerimentos aprovados pelo colegiado.

Contexto da investigação

A CBPA está entre as associações investigadas pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto, iniciada em abril deste ano. Essa operação investiga descontos irregulares em benefícios do INSS entre 2019 e 2024. Tanto a confederação quanto Abraão Lincoln tiveram seus bens bloqueados por determinação da Advocacia-Geral da União.

Impactos financeiros

O senador Izalci Lucas (PL-DF), que requisitou a convocação, destacou que a CBPA é uma peça chave na estrutura criminosa identificada, com um impacto financeiro que chega a R$ 221,8 milhões, valores que teriam sido subtraídos sistematicamente dos benefícios de aposentados e pensionistas. O nome de Abraão Lincoln já foi mencionado em questionamentos feitos pelo relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), a outros convocados.

Medidas adotadas

A CPMI já aprovou a quebra dos sigilos bancários e fiscal de Abraão Lincoln e solicitou ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) o envio de um Relatório de Inteligência Financeira (RIF). Essas medidas são parte do esforço para esclarecer os esquemas de fraude relacionados ao INSS, que afetam diretamente os beneficiários.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: