Incidente mobiliza a Polícia Federal em São José dos Pinhais
Uma falsa ameaça de bomba no Aeroporto Afonso Pena gerou pânico nesta quinta-feira (30) em São José dos Pinhais.
Falsa ameaça gera pânico e mobiliza autoridades
Na tarde desta quinta-feira (30), a Polícia Federal foi acionada após uma suspeita de bomba ser reportada dentro de uma aeronave no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. O voo AD 2818, da companhia Azul, que sairia para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 12 horas, teve seus passageiros evacuados.
Resposta imediata das autoridades
Por volta das 14 horas, agentes da Polícia Federal e funcionários do aeroporto preparavam-se para retirar as bagagens do avião, que segue isolado na pista 11. A equipe policial adotou todos os procedimentos de segurança para garantir a integridade dos passageiros, tripulantes e demais pessoas no terminal. Após as verificações, confirmou-se que se tratava de uma falsa ameaça.
Impacto na operação do aeroporto
De acordo com a assessoria de imprensa do Aeroporto Afonso Pena, os pousos e decolagens continuaram normalmente durante o incidente. O passageiro suspeito de fazer a declaração foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal no Aeroporto (DEAIN) para ser ouvido. As circunstâncias do caso estão sendo apuradas, e as medidas legais pertinentes serão tomadas.
Legislação e segurança em aeroportos
A Polícia Federal enfatiza que falsas comunicações de ameaça em ambientes aeroportuários são tratadas com máxima seriedade, pois comprometem a segurança de voo e a operação do transporte aéreo. Tais ações podem resultar em responsabilização criminal do autor. Mais informações sobre o caso devem ser divulgadas em breve.