Dólar futuro também avança em meio a correções no mercado
O Ibovespa futuro fechou em alta de 0,30% nesta quinta-feira (30), com foco na meta de 152 mil pontos. O dólar futuro também subiu 0,51% em meio a um cenário cauteloso.
Em Brasília, nesta quinta-feira (30), o Ibovespa futuro para dezembro (WINZ25) registrou um aumento de 0,30%, fechando em 151.745 pontos. A análise técnica do BTG Pactual já indicava uma tendência positiva, com a expectativa de que o índice busque a região dos 152.100 pontos. As médias de 21 e 50 períodos atuam como suportes dinâmicos, sendo o primeiro em 150.730.
Impactos do mercado
Os analistas apontam que, após uma sequência de novas máximas, uma correção no índice é vista como saudável para a continuidade do movimento. O dólar futuro também se destacou, subindo 0,51%, sendo cotado a R$ 5,3870. Essa alta ocorre em um contexto de fortalecimento global do dólar, influenciado por um tom de cautela nos mercados e pela realização de lucros após altas recentes.
Variáveis e influências
O avanço do dólar acompanhou a valorização global da moeda americana, enquanto por volta das 17h (horário de Brasília), o DXY subia 0,33%, a 98,548 pontos. O desempenho negativo das ações das big techs, como Meta, que teve uma queda de mais de 10% após reportar uma redução de 83% em seu lucro líquido, também impactou as decisões dos investidores.
Expectativas para o futuro
A criação de 213.002 vagas formais em setembro, conforme divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), reforça a resiliência do mercado de trabalho no Brasil. Apesar do bom resultado, esse número ainda ficou abaixo do que foi registrado em setembro de 2024, indicando uma desaceleração gradual da atividade econômica. Além disso, o Congresso aprovou o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 1/2025, que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias, permitindo a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais por tempo indeterminado.
 
				 
											 
                     
								 
								 
								