Metrópoles conquista duas premiações no prêmio da ADPF

ns dos jornalistas Fabio Leite, Luiz Vassallo e Thalita Vasconcellos, vencedores do prêmio ADPF de jornalismo

Duas reportagens do Metrópoles são reconhecidas em evento de jornalismo

O Metrópoles foi reconhecido no 1º Prêmio ADPF de Jornalismo, com a reportagem Farra do INSS em 1º lugar e Identidade Roubada em 3º.

No dia 30 de outubro de 2025, o Metrópoles foi duplamente premiado no 1º Prêmio ADPF de Jornalismo, promovido pela Associação de Delegados da Polícia Federal. A investigação jornalística Farra do INSS recebeu o 1º lugar na categoria texto, e a reportagem multimídia Identidade Roubada ficou com o 3º lugar.

Reconhecimento e impacto das reportagens

Os vencedores foram revelados na quarta-feira (29/10) em uma confraternização no Dúnia City Hall, em Brasília. Além do Metrópoles, outros veículos como a revista Piauí, Uol, Rede Globo e CNN também foram premiados. A reportagem Farra do INSS, de autoria do diretor da sucursal de SP, Fabio Leite, e do repórter Luiz Vassallo, desmascarou associações fantasmas que realizavam descontos indevidos no contracheque de aposentados do INSS. Essas informações fundamentaram a Operação Sem Desconto, deflagrada em abril de 2025, que resultou na suspensão dos descontos e na demissão do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Detalhes da reportagem Identidade Roubada

A investigação Identidade Roubada, escrita por Thalita Vasconcelos, explora como novas tecnologias têm possibilitado a criação de deepfakes para práticas de estelionato. A reportagem narra a história de Rosalvo Streit Júnior, um médico de Brasília, cujas imagens foram utilizadas em fraudes amorosas ao redor do mundo. O projeto contou com uma equipe de profissionais, incluindo Lilian Tahan e Otto Valle, entre outros, e um minidocumentário que complementa o material foi desenvolvido por uma equipe criativa diversificada.

Conclusão

Essas conquistas ressaltam a importância do jornalismo investigativo e a relevância das reportagens do Metrópoles na luta contra fraudes e na proteção dos direitos dos cidadãos. As premiações não apenas reconhecem o esforço e a dedicação dos jornalistas, mas também refletem o impacto significativo que essas investigações podem ter na sociedade.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: