Obra em concreto entre Lidianópolis e Manoel Ribas será ampliada
Cinco empresas participaram da licitação para restaurar a PRC-466, com investimento de R$ 11,9 bilhões.
Nesta quinta-feira (30), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) conduziu a sessão de licitação para a restauração e ampliação da PRC-466, que liga Lidianópolis a Manoel Ribas. O projeto abrange uma extensão de 51,86 quilômetros e promete modernizar a rodovia. A técnica utilizada será o whitetopping, que utiliza o pavimento de asfalto como base para o novo pavimento de concreto.
Detalhes da obra
O escopo da obra inclui a duplicação de 15,9 quilômetros e a criação de 17,18 quilômetros de terceiras faixas em pontos críticos. Além disso, estão previstas melhorias como acostamentos, vias marginais, e a construção de seis novos viadutos. Os segmentos da rodovia abrangem Porto Ubá, Jardim Alegre, e Ivaiporã, finalizando no acesso a uma subestação de Furnas, em Manoel Ribas.
Impacto no trânsito
Os viadutos planejados visam substituir rotatórias e melhorar a fluidez do tráfego. Um viaduto será construído em Lidianópolis, outro no entroncamento com a PR-082, e dois em Jardim Alegre. O trecho de duplicação beneficiará os municípios de Jardim Alegre e Ivaiporã, integrando-se ao perímetro urbano.
Processo licitatório
A KMS Incorporadora Ltda. foi a primeira classificada e deve enviar até as 23h59min desta sexta-feira (31) uma planilha de preços atualizada, referente à proposta de R$ 363 milhões. O DER/PR analisará os documentos e publicará um resultado que pode convocar a segunda classificada, caso necessário. Ao todo, cinco empresas participaram da licitação, enquanto outras seis foram desclassificadas por propostas muito abaixo do valor esperado para a execução da obra.


