Renegociação do Fies inicia neste sábado

Fundo de Financiamento Estudantil,Fies. ( Marcello Casal Jr/ ABr)

Oportunidade para regularizar dívidas até 2026

A renegociação de dívidas do Fies começa neste sábado e vai até dezembro de 2026, beneficiando cerca de 160 mil estudantes.

Neste sábado, 7 de outubro de 2023, começa a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com prazo até dezembro de 2026. Estima-se que cerca de 160 mil estudantes poderão regularizar suas pendências, somando aproximadamente R$ 1,8 bilhão em saldo devedor.

Condições e processo de renegociação

Os estudantes que possuem contratos do Fies assinados a partir de 2018 e que estejam na fase de amortização podem solicitar a renegociação. Para isso, é necessário que as parcelas estejam atrasadas por mais de 90 dias, a partir de 31 de julho de 2025. O processo será feito digitalmente, pelo aplicativo Fies Caixa ou pelo site da Caixa Econômica Federal.

Novas regras de pagamento

A nova edição da regularização oferece melhores condições, permitindo o parcelamento em até 180 vezes (15 anos), com desconto de 100% nos juros e multas. A parcela mínima será de R$ 200, exceto em casos de valores totais inferiores. A renegociação será formalizada por meio de um termo aditivo ao contrato original, que deve ser aceito pelo estudante e seus fiadores.

Consequências da inadimplência

Caso o estudante que renegociou a dívida não cumpra o novo acordo, tanto ele quanto seus fiadores poderão ser incluídos em cadastros restritivos de crédito. Isso ressalta a importância de seguir as novas condições estabelecidas. Para mais informações sobre as regras, é recomendável consultar a resolução nº 64/2025 do MEC.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: