Polícia Civil do Paraná desarticula quadrilha de furtos de caminhões

Governo do Paraná

Grupo atuava em Francisco Beltrão e região

A Polícia Civil do Paraná prendeu integrantes de uma quadrilha especializada em furtos de caminhões, desmantelando suas operações em Francisco Beltrão.

Nesta sexta-feira (31), a Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu um inquérito que resultou na prisão de integrantes de uma organização criminosa dedicada ao furto de caminhões. O grupo é acusado de, pelo menos, três subtrações registradas nos últimos meses nas regiões Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.

Início das investigações

As investigações foram iniciadas após o registro de dois boletins de ocorrência de furto de caminhões em Francisco Beltrão. O primeiro caso ocorreu entre os dias 30 e 31 de dezembro de 2024, enquanto o segundo foi entre os dias 8 e 9 de fevereiro de 2025. O delegado Anderson Andrei, da PCPR, informou que durante os trabalhos, foram identificados os suspeitos, que estão ligados a uma associação criminosa com sede em Joinville (SC), voltada para o furto e a receptação de veículos pesados.

Ações e prisões

Com as provas coletadas, a PCPR solicitou a prisão preventiva dos investigados, além de mandados de busca e apreensão em endereços em Francisco Beltrão e Joinville. As ordens foram acatadas pela Justiça local, após a análise do Ministério Público. Durante as operações, os suspeitos foram detidos, e diversos materiais, incluindo celulares e documentos, foram apreendidos. Além disso, dois caminhões furtados foram recuperados, juntamente com um terceiro veículo de carga pertencente a outra vítima, todos sem seguro e devolvidos aos seus proprietários.

Encaminhamentos legais

Um dos inquéritos foi encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para as devidas providências. As investigações complementares continuam e devem ser concluídas em breve.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: