Harrison Ford critica Trump e destaca ignorância sobre mudanças climáticas

Harrison Ford at the TV Academy's first Televerse Festival earlier this year.

Ator expressa preocupação com as políticas ambientais do ex-presidente

Harrison Ford criticou Donald Trump por sua postura sobre mudanças climáticas, chamando-o de ignorante e afirmando que suas declarações são mentirosas.

Harrison Ford teve palavras contundentes para Donald Trump em relação à postura do ex-presidente sobre mudanças climáticas, em entrevista ao The Guardian, publicada nesta sexta-feira (6). “[Trump] não tem políticas, ele tem caprichos. Isso me assusta profundamente”, afirmou Ford. “A ignorância, a arrogância, as mentiras, a perfídia. [Trump] sabe melhor, mas ele é um instrumento do status quo e está ganhando dinheiro enquanto o mundo vai pro inferno. É inacreditável. Não conheço um criminoso maior na história.”

Ford comentou que tem alertado sobre mudanças climáticas e o aumento de desastres relacionados ao clima há 30 anos. “Tudo que dissemos sobre mudanças climáticas se concretizou. Por que isso não é suficiente para alarmar as pessoas e mudar comportamentos? Por causa do status quo entrincheirado.” Ele adicionou: “Ele está perdendo terreno porque tudo que ele diz é uma mentira.”

Apesar de sua insatisfação com Trump, Ford disse ter esperança em melhorias. “Estou confiante de que podemos mitigar as mudanças climáticas, que podemos ganhar tempo para mudar comportamentos, criar novas tecnologias e nos concentrar na implementação dessas políticas”, destacou. “Mas precisamos desenvolver a vontade política e a sofisticação intelectual para perceber que somos capazes de mudança.”

As críticas de Ford surgem um mês após Trump afirmar na ONU que as mudanças climáticas são “a maior farsa já perpetrada no mundo.” Durante a cúpula da ONU, Trump acrescentou: “Se você não se livrar dessa farsa verde, seu país vai falir.”

A administração Trump também negou evidências científicas sobre mudanças climáticas e cortou financiamento para projetos de energia renovável. Ford não é novo em suas críticas ao ex-presidente; em novembro de 2024, ele apoiou a candidatura da democrata Kamala Harris na eleição presidencial de 2024. “Kamala Harris protegerá seu direito de discordar dela sobre políticas ou ideias, e então, como fizemos por séculos, vamos debatê-las juntos e avançar”, disse Ford em um vídeo.

“Mas o outro lado exige lealdade inquestionável, diz que quer vingança. Eu sou Harrison Ford. Tenho um voto — igual a qualquer um — e vou usá-lo para avançar. Vou votar em Kamala Harris.”

Ford também expressou frustração com a situação do país, fazendo uma crítica direta a Trump. “O outro lado passou quatro anos nos voltando uns contra os outros enquanto abraçava ditadores e tiranos ao redor do mundo”, afirmou. “Isso não é quem somos. Não precisamos fazer a América grande novamente. Vamos lá, nós já somos grandes, mas precisamos trabalhar juntos novamente. Precisamos de um presidente que trabalhe para todos nós.”

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: