Alpinistas limpam obelisco histórico em Curitiba

Ricardo Marajó/SECOM

Ação de limpeza é realizada na Praça 19 de dezembro

Grupo de alpinistas urbanos realiza limpeza do obelisco na Praça 19 de dezembro em Curitiba; ação leva cerca de 16 horas.

Em Curitiba, no dia 31 de outubro de 2023, um grupo de alpinistas urbanos realiza a limpeza do obelisco na Praça 19 de dezembro. A ação, que é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba em parceria com a Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana) e a empresa Alpi Vertical, começou com testes de segurança na segunda-feira (30) e deve durar cerca de 16 horas até o dia 1 de novembro.

Detalhes da ação de limpeza

Nos últimos seis anos, o obelisco passou por limpeza em três ocasiões, com a primeira em 2019 e a segunda em 2022, esta última devido à instalação de um novo sistema de iluminação na praça. O monumento, que foi inaugurado em 1953 como parte das comemorações do centenário da emancipação política do Paraná, tem 44 metros de altura, equivalente a um prédio de 15 andares. O acesso ao topo é feito por escadas internas.

Processo de limpeza

Matheus Momm, um dos alpinistas urbanos envolvidos, detalhou como será o processo de limpeza: “Iremos fazer a lavação primeiro com a aplicação de hipoclorito no revestimento para dar uma quebra na sujeira e depois vem a aplicação do hidrojato”, explicou. O obelisco, de autoria dos escultores Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, é uma estrutura porosa que absorve fuligem e poluição do ar.

Monumentos adjacentes

Além do obelisco, a Praça 19 de dezembro conta com um chafariz e um mural de pedras que inclui um painel de Stenzel e azulejos de Poty Lazzarotto. A estátua do Homem Paranaense, popularmente conhecida como Homem Nu, foi inaugurada em 1955 e inicialmente destinada a ficar em frente ao Palácio Iguaçu, enquanto a figura feminina representando a Justiça foi colocada no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: