Iniciativa busca aproximar alunos da mecânica quântica
Projeto da UnB utiliza cartuns e histórias em quadrinhos para ensinar mecânica quântica, mostrando resultados expressivos no desempenho dos alunos.
No dia 1º de novembro de 2025, a Universidade de Brasília (UnB) destacou seu projeto “Elétron no Mundo Quântico”, que usa cartuns para ensinar mecânica quântica no ensino médio. A proposta, desenvolvida pelos físicos Rendisley Aristóteles e Ronni Amorim, busca minimizar a distância entre teoria e a realidade tecnológica que os alunos vivenciam diariamente.
A proposta inovadora
O projeto aborda a dificuldade de ensinar mecânica quântica, evidenciada pelo foco nas disciplinas clássicas nas escolas. Ao aplicar o material em turmas do ensino médio, os alunos que utilizaram os quadrinhos apresentaram um desempenho até 15% superior em testes de conceitos quânticos. Segundo Aristóteles, o formato tradicional de ensino, que se baseia em fórmulas, muitas vezes desestimula o interesse dos estudantes. A introdução de cartuns e histórias em quadrinhos permitiu que fenômenos quânticos fossem apresentados de forma mais acessível e lúdica.
Resultados expressivos
O uso de um cartum que retrata um “ônibus de elétrons” ilustra o princípio da exclusão de Pauli, proporcionando uma maneira divertida de compreender conceitos complexos. Esse método, que promove a “problematização didática”, estimula o diálogo e o pensamento crítico, alinhando-se à pedagogia freireana. Os resultados mostraram que as turmas que utilizaram os quadrinhos tiveram um incremento médio de 20 pontos percentuais em desempenho em relação às que seguiram apenas aulas tradicionais.
Futuro do projeto
O sucesso do projeto motivou os autores a considerar a expansão para outros temas da física moderna, como buracos negros e supercondutividade. A iniciativa representa uma nova abordagem no ensino de ciências, capaz de engajar os alunos e tornar a física mais atraente e compreensível.


