Mês de conscientização sobre redução de riscos de desastres mobiliza a população
No mês de outubro, a Defesa Civil do Paraná promoveu ações que impactaram mais de 7 mil pessoas em conscientização sobre riscos de desastres.
Em Curitiba-PR, 31 de outubro, a Defesa Civil do Paraná encerrou um mês de intensas ações de conscientização relacionadas ao Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres (RRD), celebrado em 13 de outubro. O evento promoveu atividades descentralizadas em várias regiões do Estado, alinhadas ao tema definido pela ONU: “Financiar a resiliência, não os desastres”.
Impactos e Mobilização
As iniciativas alcançaram diretamente mais de 7.000 pessoas, incluindo gestores públicos, educadores e a comunidade em geral. Também, alunos de quase 2.500 escolas participantes do programa Brigadas Escolares foram envolvidos em atividades educativas sobre risco e resiliência. O coronel Fernando Schünig, coordenador Estadual da Defesa Civil, destacou a importância das ações preventivas, afirmando que elas demonstram a preocupação com a redução de riscos de desastres.
Recursos para Resiliência
Outro destaque foi o repasse de R$ 8,1 milhões ao município de Guaratuba, primeira cidade a receber recursos do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), destinados a obras de resiliência e prevenção de desastres. Com a sanção de uma nova lei em maio, foi ampliada a abrangência do Fecap, permitindo o uso de recursos para prevenção e mitigação.
Seminários e Educação
Durante o mês, a Defesa Civil também realizou sete transmissões ao vivo, abordando temas essenciais sobre prevenção e resiliência, com a participação de mais de 3 mil pessoas. O capitão Marcos Vidal, responsável pela Comunicação da Defesa Civil, destacou a importância da participação social nas lives, que abordaram desde o funcionamento do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) até novas modalidades do Fecap. Além disso, dois seminários temáticos foram promovidos, reunindo especialistas e discutindo segurança em barragens e produtos perigosos.
Compromisso com a Prevenção
Com o fechamento do mês, a Defesa Civil do Paraná reafirmou seu compromisso em promover a cultura da prevenção e fortalecer as capacidades locais de resposta a desastres. As ações integradas entre Estado, municípios e sociedade civil demonstram que investir em resiliência é fundamental para garantir a segurança e sustentabilidade das comunidades paranaenses.