Imagens divulgadas mostram operações com fogo real
Os EUA divulgaram um vídeo mostrando fuzileiros navais em exercícios no Mar do Caribe, com foco em operações de combate ao narcotráfico.
Em 1º de novembro de 2025, o Comando Sul dos Estados Unidos divulgou um vídeo de fuzileiros navais em exercícios com fogo real no Mar do Caribe. As imagens, publicadas na última quinta-feira (30/10), mostram os militares a bordo de um bote, disparando metralhadoras em alto-mar, como parte das operações contra o narcotráfico.
Objetivo das operações
As tropas norte-americanas estão na região para apoiar operações determinadas pelo Departamento de Guerra e as prioridades do presidente Donald Trump, visando interromper o tráfico ilícito de drogas e proteger o território americano. O reforço militar inclui lançadores de mísseis, caças F-35, um submarino nuclear e milhares de militares.
Impacto das ações
Desde o início de setembro, 15 embarcações suspeitas de envolvimento com o narcotráfico foram bombardeadas, sendo oito no Mar do Caribe e sete no Pacífico. O governo dos EUA acusa o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de liderar um cartel de narcotráfico, buscando enfraquecer seu regime. No entanto, Trump negou considerar um ataque militar à Venezuela, afirmando que ainda não tomou decisões sobre alvos militares.
Críticas internacionais
A ONU criticou as ações dos EUA, com o alto comissário para os Direitos Humanos, Volker Türk, pedindo a suspensão dos ataques, que ele descreveu como “execuções extrajudiciais”. Türk ressaltou que o aumento do número de mortos é “inaceitável” e exigiu que os EUA cessem tais operações, independentemente das atividades supostamente criminosas a bordo das embarcações.