87% dos cariocas afirmam que cidade vive situação de guerra

Reprodução

Pesquisa revela percepção de insegurança após megaoperação policial

Uma pesquisa revela que 87% dos moradores do Rio de Janeiro consideram que a cidade se encontra em uma situação de guerra, especialmente após uma megaoperação policial.

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (2) mostra que 87% da população do Rio de Janeiro acha que a cidade vive uma situação de guerra, especialmente após a megaoperação policial deflagrada na última terça-feira (28) nos complexos da Penha e do Alemão, contra a facção criminosa CV (Comando Vermelho), que resultou na morte de 121 pessoas, incluindo quatro policiais.

Medo de retaliações

Os outros 13% discordaram da afirmação. Ao serem questionados se acreditam que outras grandes cidades brasileiras também vivem em situação de guerra, 51% responderam que sim, enquanto 42% discordaram e 7% não souberam ou não responderam. Além disso, 74% dos entrevistados afirmaram ter medo de uma possível reação do tráfico após a operação, enquanto 25% disseram não temer e 1% não soube ou não respondeu.

Aprovação da operação

A primeira parte do levantamento, divulgada no sábado (1º), revelou que 64% dos moradores fluminenses aprovam a megaoperação, que se tornou a mais letal da história do estado. Em contrapartida, 27% desaprovam a ação, 6% nem aprovam nem desaprovam e 3% não sabem ou não quiseram responder. O estudo, que ouviu 1.500 moradores do estado, teve uma margem de erro de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. *Sob supervisão de Renata Souza.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: