Lula promete energia para comunidade indígena no Pará

Presidente Lula

Visita a aldeia Vista Alegre inclui anúncios sobre demarcação de terras

Durante visita à Aldeia Vista Alegre, Lula promete levar energia para a comunidade indígena Kumaruara e anuncia novos servidores para a Funai.

Em 02 de novembro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a Aldeia Vista Alegre, no Pará, onde se comprometeu a levar energia para a comunidade indígena Kumaruara. O encontro, que contou com a presença das ministras dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente, Sonia Guajajara e Marina Silva, respectivamente, além da presidente da Funai, Joenia Wapichana, incluiu uma roda de conversa com os caciques locais.

Compromissos e promessas

Lula expressou sua surpresa com a falta de energia na região, afirmando: “Hoje a energia é a coisa mais fácil para a gente fazer, porque a gente pode fazer placa solar”. Ele garantiu que a energia será fornecida à comunidade, destacando a importância de preservar o meio ambiente. Após sua fala, Joenia Wapichana reforçou a necessidade da demarcação de terras indígenas e anunciou a contratação de 502 novos servidores para a Funai, destacando os avanços no processo de demarcação da terra indígena Munduruku, previsto para o primeiro semestre de 2026.

Importância da demarcação e apoio governamental

Wapichana enfatizou a necessidade de recursos para a demarcação de terras e agradeceu ao governo por reforçar a Funai, destacando a importância do apoio na proteção das terras indígenas. A visita de Lula e os compromissos assumidos refletem um novo direcionamento para a política de apoio às comunidades indígenas no Brasil.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: