Bélgica investiga avistamento de drone russo sobre base da OTAN

Um caça F-16 belga participa do exercício aéreo nuclear da OTAN na base aérea de Kleine-Brogel

Questões de segurança se intensificam com novos avistamentos

Autoridades belgas investigam avistamento de segundo drone suspeito de origem russa sobre base aérea sensível da OTAN, intensificando preocupações de segurança.

As autoridades da Bélgica abriram uma investigação em 1º de novembro de 2025, após o segundo avistamento de um drone suspeito de origem russa sobre a Base Aérea de Kleine Brogel, no norte do país, em menos de 24 horas. O novo incidente, confirmado pelo ministro da Defesa belga, Theo Francken, aumenta as preocupações de segurança dentro da OTAN. Um helicóptero da polícia foi enviado para perseguir o equipamento, mas não conseguiu interceptá-lo.

A Base Aérea de Kleine Brogel

Kleine Brogel é considerada uma das instalações militares mais sensíveis da Bélgica e, segundo especialistas, é amplamente apontada como um dos locais europeus que armazenariam armas nucleares dos Estados Unidos, dentro do acordo de compartilhamento nuclear da aliança atlântica — informação nunca confirmada oficialmente pelo governo belga.

Suspeitas de espionagem

Segundo fontes próximas à investigação, os voos ocorreram durante a noite, dificultando a identificação do modelo e da origem do drone. Francken comentou nas redes sociais que “este não foi um trabalho de amadores, mas de pilotos experientes”, sem fornecer mais detalhes sobre os possíveis responsáveis. Os episódios recentes se somam a uma série de avistamentos de drones não identificados em países europeus nos últimos meses, aumentando as suspeitas de operações de espionagem russas que visam monitorar infraestrutura militar estratégica do continente.

Contexto de segurança na Europa

Em setembro, os aeroportos de Copenhague (Dinamarca) e Oslo (Noruega) suspenderam temporariamente suas operações devido a situações semelhantes envolvendo drones. Embora a origem dos dispositivos ainda não tenha sido confirmada, as autoridades de defesa europeias estão em alerta, dada a possibilidade de que esses avistamentos estejam relacionados a atividades de espionagem.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: