Hackathon Devs de Impacto chega ao fim neste domingo (2), após reunir 59 desenvolvedores em uma maratona de 36 horas dedicada a criar soluções com IA para desafios reais do país_
A capital paranaense é palco, neste fim de semana, do Devs de Impacto, hackathon que conecta tecnologia e transformação social. Desde sábado (1º), 59 desenvolvedores estão imersos em uma maratona de 36 horas dedicada a criar soluções com inteligência artificial para desafios ligados ao clima, tema escolhido para esta edição. O evento se encerra na noite deste domingo (2), quando será anunciado o time vencedor.
O Devs de Impacto faz parte de uma série nacional que já passou por São Paulo e seguirá para João Pessoa, nos dias 8 e 9 de novembro. A iniciativa é uma realização do iMasters, em parceria com a ApplyBrasil, com apoio da OpenAI e da NewHack. O formato é colaborativo: equipes de três a quatro participantes desenvolvem protótipos baseados em IA com mentoria de especialistas, concorrendo a R$ 20 mil e US$ 1,5 mil em créditos de API da OpenAI.
Para Rodrigo Terron, fundador da NewHack e reconhecido pela lista Forbes Under 30, a diversidade de perfis entre os mentores tem sido um diferencial da edição curitibana.
“Clima é uma temática muito ampla, dá para seguir por vários caminhos diferentes e em poucas horas de evento a gente já via um movimento legal de soluções. Um destaque legal aqui é que nessa edição a gente tem uma rede de mentores muito complementar, muito multidisciplinar e muito técnica, tanto do ponto de vista técnico quanto tecnológico”, afirma Terron.
O painel de abertura contou com a participação de Sergio Oliveira, gerente de Projetos e Novos Negócios da EcoStage, e mediação da professora Célia Cruz, pesquisadora da Universidade de Oxford. Oliveira destacou a importância de os desenvolvedores acompanharem o debate sobre o PL 2338/23, que trata da regulação da inteligência artificial no Brasil. Na visão dele, é importante que especialistas se aproximem e participem dessa discussão, pois há o risco de fechar demais e gerar uma barreira para o crescimento da tecnologia no Brasil.
“Essa galera que está aqui, que está gerando soluções, que conhece o tema e que é uma galera jovem, quer gerar impacto. Acho que eles precisam saber o que está acontecendo, porque eles vão estar participando desse mercado num futuro próximo e eles vão sofrer os problemas”, ressaltou.
Pioneiro na inclusão da IA no currículo escolar, o Paraná já tem mais de 500 mil estudantes utilizando ferramentas com essa tecnologia em sala de aula. O estado ocupa a sétima colocação no país em proporção de usuários do ChatGPT, segundo dados do governo estadual e de um estudo da OpenAI.
O hackathon reforça o papel do Brasil como um dos ecossistemas mais promissores em inovação e IA – um dos três maiores mercados globais de usuários semanais do ChatGPT e o segundo em número de desenvolvedores usando a API da OpenAI. O Devs de Impacto busca catalisar esse talento, transformando criatividade em soluções concretas para o país.
*Serviço*
_Devs de Impacto – Curitiba (PR)_
1º e 2 de novembro
Tema: Clima
Site oficial: devsdeimpacto.imasters.com.br