Criaturas marinhas surpreendentes que parecem de outro planeta

Animal Database (reprodução

Explorando a diversidade alienígena dos oceanos

Os oceanos escondem criaturas tão estranhas que parecem vindas de outro planeta. Conheça 8 delas que inspiram a ficção científica.

Os oceanos escondem criaturas tão estranhas que parecem vindas de outro planeta. Conheça 8 delas que inspiram a ficção científica, como o Dragão-negro, que possui uma aparência predatória e bioluminescente, e o Polvo-dumbo, que voa nas profundezas do oceano.

Dragão-negro (Idiacanthus atlanticus)

A aparência do Dragão-negro lembra a de um Xenomorfo, a criatura alienígena dos filmes Alien. A fêmea apresenta corpo alongado, dentes longos e um filamento luminoso sob o queixo, conferindo-lhe um visual quase sobrenatural. O macho é menor, com tonalidade acastanhada e sem dentes. Este peixe habita águas frias e escuras dos oceanos subtropicais e temperados do hemisfério sul, alcançando profundidades de até dois mil metros.

Polvo-dumbo (Grimpoteuthis)

O Polvo-dumbo tem um corpo gelatinoso e translúcido, com nadadeiras que lembram orelhas de um elefante. Habita zonas profundas do oceano, chegando a 7.000 metros, e se destaca por seus movimentos lentos e graciosos.

Lula-vampira-do-inferno (Vampyroteuthis infernalis)

Esse cefalópode apresenta bioluminescência e pode emitir flashes de luz, criando um efeito alienígena. Habita regiões de baixíssimo oxigênio, onde poucos organismos sobrevivem.

Aequorea victoria

Essa água-viva bioluminescente exibe flashes de luz azul e verde, dando-lhe uma aparência alienígena. Habita a costa oeste da América do Norte, do Mar de Bering à Califórnia.

Caravela-portuguesa (Physalia physalis)

Flutuando na superfície do oceano, a Caravela-portuguesa é uma colônia de pequenos indivíduos conectados, apresentando longos tentáculos com células venenosas.

Hapalochlaena lunulata

Esse polvo é uma das espécies mais venenosas, com anéis azuis brilhantes que servem de alerta. É encontrado em águas tropicais do Indo-Oeste do Pacífico.

Phylliroe bucephala

Um nudibrânquio pelágico, esse molusco apresenta uma aparência etérea, com um corpo achatado e longos rinóforos para sentir o ambiente.

Peixe-lua (Mola mola)

Um dos maiores peixes ósseos do mundo, o peixe-lua possui um corpo achatado e nadadeiras grandes, vivendo em águas temperadas e tropicais.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: