Análise das demissões e suas implicações na empresa
Andy Jassy, CEO da Amazon, explica que demissões de 14 mil funcionários visam preservar a cultura da empresa, e não são motivadas por razões financeiras.
Em 2 de novembro de 2025, durante uma teleconferência de resultados, Andy Jassy, CEO da Amazon, afirmou que as demissões de 14 mil funcionários visam preservar a cultura da empresa. Ele enfatizou que as dispensas ocorreram por uma questão de “incompatibilidade cultural” e que não foram motivadas por razões financeiras nem pela inteligência artificial.
Contexto das demissões
As demissões, que afetaram principalmente gerentes intermediários, seguem um memorando de junho onde Jassy mencionou que a Amazon precisaria de menos funcionários devido aos ganhos de eficiência proporcionados pela IA. Em outra comunicação, a vice-presidente sênior de pessoas da Amazon destacou a necessidade de adaptação às “tecnologias transformadoras”.
Crescimento da Amazon e suas consequências
Jassy explicou que a empresa cresceu significativamente nos últimos anos, contando atualmente com cerca de 1,55 milhão de funcionários, sendo 350 mil em cargos corporativos. Em dezembro de 2019, a Amazon tinha 798 mil colaboradores, segundo documento enviado à SEC. Ele ressaltou que o rápido crescimento pode levar a um aumento de camadas hierárquicas, o que pode enfraquecer o senso de responsabilidade entre os colaboradores.
Comparação com outras empresas
Além da Amazon, outras grandes corporações, como Salesforce e Target, também demitiram milhares de funcionários. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, comentou que muitas empresas estão pausando contratações ou realizando cortes, mencionando que o banco central está monitorando essa tendência. Um estudo recente do Goldman Sachs revelou que apenas 11% dos clientes corporativos estavam demitindo por causa da IA, enquanto cerca de um terço das empresas de tecnologia, mídia e telecomunicações estão reduzindo suas equipes por conta da adoção da inteligência artificial.
O futuro da Amazon
Durante a teleconferência, Jassy reforçou a importância da agilidade e adaptabilidade em um cenário de transformação tecnológica. Ele destacou que a empresa deve ser “enxuta” e “horizontal” para agir rapidamente, um princípio que a Amazon pretende seguir em suas operações futuras.