Reflexões sobre autoria e criatividade em tempos de IA
Unesp promove seminário sobre inteligência artificial e seus impactos na criação musical, na quarta-feira (5). Evento gratuito no campus Barra Funda, em São Paulo.
Na próxima quarta-feira (5), a Unesp (Universidade Estadual Paulista) receberá o seminário “Música e Inteligência Artificial: Olhares sobre seus impactos no fazer musical”, às 19h30, no Teatro Maria de Lourdes Sekeff, campus Barra Funda, em São Paulo. O evento, que é gratuito e aberto ao público, também contará com transmissão ao vivo pelo canal da Proec no YouTube.
Impactos da IA na criação musical
O seminário visa refletir sobre como a inteligência artificial está redefinindo o papel dos artistas, desafiando noções tradicionais de autoria, criatividade e ética. “A IA já faz parte do cotidiano profissional de várias áreas, inclusive as ligadas à cultura. É fundamental que nossos alunos e pesquisadores acompanhem esse movimento”, disse o professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, coordenador de Ação Cultural da Unesp.
Painel de especialistas
A mediação do evento ficará a cargo da professora Helen Gallo, do Instituto de Artes da Unesp. Participarão também:
- Felipe Vassão, compositor e produtor musical premiado com Latin Grammys e Cannes Lions;
- Maurício Pereira, músico e compositor, ex-integrante do grupo Os Mulheres Negras;
- Monique Lemos, antropóloga e mestra em Design para Inteligência Artificial Responsável;
- Alex Buck, doutor em artes musicais pelo CalArts (EUA) e professor no estúdio de música eletroacústica da Unesp.
Informações adicionais
O local do seminário é o Teatro Maria de Lourdes Sekeff, situado na r. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda, com acesso pela estação Palmeiras–Barra Funda (linha vermelha) do metrô. O evento é uma realização da coordenadoria de Ação Cultural (CoAC) – Proec/Unesp.