Cometa dourado C/2025 K1 (ATLAS) se aproxima da Terra

Richard Sears via Spaceweather.com

Astrônomos observam coloração rara em novo cometa

O cometa C/2025 K1 (ATLAS), descoberto em maio, apresenta coloração dourada e se reaproximará da Terra em 26 de novembro.

Descoberto em maio deste ano pelo Sistema de Último Alerta para Impacto de Asteroides com a Terra (ATLAS), financiado pela NASA, o cometa C/2025 K1 (ATLAS) tem chamado atenção de quem o observa por ter assumido uma coloração incomum. Enquanto a maioria dos cometas é verde ou azul, este apresenta raros tons dourados e vermelho-acastanhados. O cometa se reaproximará da Terra em 26 de novembro.

Aspectos visuais e composição

O astrônomo amador Dan Bartlett, de June Lake, Califórnia, capturou uma imagem impressionante do cometa na última quarta-feira (29). Ele revelou que não era esperado que o cometa sobrevivesse ao periélio, ocorrido em 8 de outubro, quando chegou a apenas 0,33 unidades astronômicas (cerca de 49,5 milhões de quilômetros) do Sol. Para a surpresa dos cientistas, o cometa resistiu e continua visível antes do amanhecer. A cor rara está ligada à composição química incomum do cometa, que tem origem na Nuvem de Oort, e apresenta concentrações extremamente baixas de compostos de carbono que normalmente estão presentes em outros cometas.

Observações e características

De acordo com o site de monitoramento TheSkyLive, o cometa está atualmente na constelação de Leão, a mais de 121 milhões de quilômetros da Terra. Com magnitude 10.6, não é visível a olho nu, sendo necessário o uso de binóculos ou telescópios. A coma do cometa mede 1,6 minutos de arco e a cauda, 8,3 minutos de arco, o que faz com que a cauda seja cinco vezes maior que a coma. Após sua passagem em 26 de novembro, o cometa seguirá sua órbita pelo Sistema Solar, permitindo que os cientistas analisem sua composição e observem como materiais primordiais reagem à proximidade do Sol, oferecendo pistas sobre a formação de cometas e a história dos corpos celestes gelados que cercam nosso planeta.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: