Mudanças significativas na seleção de fundos imobiliários da Empiricus
A Empiricus Research atualizou sua carteira de FIIs para novembro, trocando o Mauá Recebíveis pelo RBR High Grade. Entenda os motivos e as expectativas.
A Empiricus Research promoveu alterações em sua carteira recomendada de fundos imobiliários (FIIs) para o mês de novembro, substituindo o Mauá Recebíveis (MCCI11) pelo RBR High Grade (RBRR11). Segundo o analista Caio de Araujo, responsável pela seleção, o momento segue favorável para a realização parcial de ganhos em algumas operações, caso do MCCI11, que acumulava retorno superior a 30% desde sua inclusão no portfólio.
Já a entrada do RBRR11 é justificada pelo atual desconto relevante das cotas em relação ao valor patrimonial (P/VP), na ordem de 9%, além de um TIR (isto é, taxa interna de retorno) real projetada em 10% para os próximos três anos. “Atualmente, o fundo (RBRR11) negocia com desconto. Dada a qualidade de sua carteira, identificamos esse patamar como atrativo para montagem de posição”, explica Araujo.
Desempenho da carteira recomendada
Composta por cinco ativos, a carteira recomendada da Empiricus registrou alta de 0,28% em outubro, enquanto o Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) avançou 0,12% no mesmo período. Desde o início de 2025, a rentabilidade da seleção da casa é de +23,2%, contra +15,3% do indicador. Considerando os rendimentos pagos pelos FIIs nos últimos 12 meses, o portfólio apresenta um dividend yield médio de 10,8%.
Expectativas futuras
As mudanças visam otimizar a rentabilidade e oferecer aos investidores oportunidades em um cenário desafiador. O acompanhamento constante do desempenho dos ativos e a análise das condições de mercado são essenciais para as próximas recomendações da Empiricus.
Dessa forma, a seleção de FIIs continua a ser uma alternativa atrativa para quem busca diversificação e renda passiva no atual ambiente econômico.