Estado apresenta oportunidades em diversas áreas de atuação
O Paraná encerra o mês de outubro com 25.499 vagas de emprego abertas, destacando-se principalmente nas áreas de indústria e serviços.
No dia 1º de novembro de 2023, o Paraná registra 25.499 vagas de emprego abertas nas Agências do Trabalhador. As oportunidades estão concentradas, principalmente, nas áreas da indústria e serviços.
Principais áreas e funções disponíveis
Entre as funções mais requisitadas, destacam-se alimentador de linha de produção (6.873 vagas), abatedor (1.337), magarefe (964) e auxiliar nos serviços de alimentação (909). A cidade de Cascavel lidera o número de vagas, com 6.446 oportunidades, especialmente nas áreas de produção e abate industrial. Campo Mourão aparece em seguida, com 3.787 vagas, focando em atividades da indústria alimentícia. Foz do Iguaçu soma 2.565 vagas, enquanto Londrina contabiliza 2.433, com destaque para repositores e operadores de caixa.
Dinâmica do mercado de trabalho
O Paraná se destaca como o terceiro maior empregador do País, com 121 mil vagas criadas em 2025. A Região Metropolitana de Curitiba conta com 4.440 oportunidades, com funções variadas, incluindo operadores de caixa e auxiliares de logística. Além disso, a plataforma Master Job oferece 54 vagas para profissionais técnicos e de nível superior, evidenciando a diversidade de oportunidades no estado.
Saldo positivo em contratações
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 341 dos 399 municípios paranaenses registraram um saldo positivo de contratações de empregados com carteira assinada entre janeiro e setembro deste ano. O secretário do Trabalho, Do Carmo, salienta a importância das Agências do Trabalhador como intermediárias entre candidatos e empregadores, evidenciando a eficácia das políticas públicas no fortalecimento do mercado de trabalho.