Aumento de casos de escarlatina em Curitiba reforça importância do diagnóstico rápido

LANAC oferece exame com resultado no mesmo dia para detecção do Streptococcus pyogenes

Especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski

O aumento de casos de escarlatina em Curitiba tem acendido o alerta entre profissionais de saúde e famílias. A doença, causada pela bactéria Streptococcus pyogenes do grupo A, a mesma responsável por infecções como amigdalite e faringite, voltou a circular com maior intensidade, especialmente entre crianças. Recentemente, uma criança de seis anos faleceu na capital paranaense em decorrência de infecção invasiva pelo microrganismo, segundo informações confirmadas pela Secretaria Municipal da Saúde.

Atento a esse cenário, o LANAC – Laboratório de Análises Clínicas passou a disponibilizar o exame rápido para detecção do Streptococcus pyogenes, que identifica o agente patológico causador da escarlatina em poucas horas. O resultado é liberado no mesmo dia da coleta, permitindo que o tratamento seja iniciado com rapidez, reduzindo o risco de complicações e a transmissão da bactéria. O teste pode ser realizado na unidade central do LANAC, na Rua Itupava, 998, e também nos 10 hospitais que contam com postos de coleta do laboratório.

De acordo com o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski, a agilidade no diagnóstico é fundamental para o controle da doença. “A escarlatina é uma infecção bacteriana tratável e, quando identificada precocemente, o prognóstico é excelente. O problema é que, se o tratamento for retardado, a bactéria pode invadir outras partes do corpo e causar quadros graves, como febre reumática, infecções de pele ou até síndromes tóxicas. O exame é uma ferramenta essencial para garantir a segurança do paciente e conter surtos em ambientes como escolas e creches”, explica.

Além do teste laboratorial, Marcos Kozlowski reforça a importância da observação dos sintomas pelos pais e cuidadores. “É preciso procurar atendimento médico diante de sinais como dor de garganta intensa, febre alta, manchas avermelhadas na pele, língua avermelhada e descamação nas extremidades. A bactéria é altamente transmissível, e o início imediato do tratamento antibiótico evita complicações e impede que outras crianças sejam infectadas”, completa.

O exame rápido para detecção do Streptococcus pyogenes está disponível na unidade central do LANAC e em hospitais parceiros, entre eles: Hospital das Nações, Hospital Pilar, Instituto de Neurologia de Curitiba – INC, Hospital do Rocio, Hospital Marcelino Champagnat, Hospital Universitário Cajuru, Hospital Vita Curitiba, Hospital Vita Batel, Hospital da Cruz Vermelha Curitiba e Instituto da Criança.

Com mais de 34 anos de atuação, o LANAC – Laboratório de Análises Clínicas é uma instituição 100% paranaense e referência em diagnósticos laboratoriais de alta complexidade. Atualmente, conta com mais de 70 unidades de coleta distribuídas em Curitiba, Região Metropolitana, Litoral do Paraná, Campo Largo e Rio Branco do Sul, oferecendo mais de dois mil tipos de exames.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: