Ibovespa atinge nova máxima histórica com expectativa de Copom

Entenda o que está em jogo para o mercado nesta segunda-feira

O Ibovespa inicia novembro de 2025 com nova máxima histórica, enquanto investidores aguardam decisões do Copom.

Nesta segunda-feira (3), o Ibovespa (IBOV) inicia o penúltimo mês de 2025 com a temporada de balanços ainda “a todo vapor” e na expectativa da decisão sobre a taxa de juros brasileira, a Selic. O cenário fiscal e as movimentações geopolíticas seguem no radar. Por volta de 10h08 (horário de Brasília), o principal índice da bolsa brasileira tinha avanço de 0,30%, aos 149.989,93 pontos, em nova máxima intradia histórica.

Movimentações do mercado

O dólar à vista opera em queda ante o real, e destoa do desempenho da moeda no exterior. No mesmo horário, a moeda norte-americana caía a R$ 5,3581 (-0,41%). Com o fim do horário de verão nos Estados Unidos e na Europa, a B3 opera em novo horário a partir desta segunda-feira (3) até o início de março de 2026. A mudança foi anunciada no mês passado, e a abertura do mercado agora é às 10h (horário de Brasília), com encerramento às 18h55. O mercado fracionário também passa a operar em pregão estendido.

Expectativas para a inflação e taxa de juros

Pela sexta semana consecutiva, os economistas consultados pelo Banco Central (BC) reduziram as projeções para a inflação de 2025, segundo o Boletim Focus desta segunda-feira (3). A estimativa é que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerre este ano a 4,55%, ante a projeção de 4,56% da semana anterior. Para o câmbio, o mercado espera que o dólar frente ao real seja de R$ 5,41 em 2025, com a Selic permanecendo estável a 15% ao ano em dezembro.

Anúncio da Petrobras

Nesta segunda-feira (3), a Petrobras (PETR3;PETR4) informou que o conselho de administração aprovou um novo Programa de Desligamento Voluntário (PDV), com um público-alvo potencial de aproximadamente 1.100 empregados. Segundo o comunicado da estatal, serão elegíveis os empregados da Petrobras Controladora que estejam em atividade na companhia e que tenham se aposentado pelo INSS antes da promulgação da Emenda Constitucional nº 103/2019. Os desligamentos deverão ocorrer ao longo de 2026, de acordo com a companhia.

Compras de soja e Opep+

Os importadores chineses de soja intensificaram as compras de cargas do Brasil, enquanto a Opep+ concordou com uma pequena elevação na produção de petróleo para dezembro, moderando suas metas para evitar um excesso de oferta. As compras de soja estão sendo feitas em meio a uma queda de preços do grão sul-americano, com os compradores aproveitando a oportunidade para reservar cargas brasileiras a preços mais baixos.

A Opep+ aumentou as metas de produção em cerca de 2,9 milhões de barris por dia desde abril, mas agora decide pausar os aumentos nos primeiros meses de 2026 devido a previsões de um excesso de oferta iminente.

PUBLICIDADE

VIDEOS

TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: