Cúpula das Américas é adiada para 2026 em meio a tensões

Bandeira da República Dominicana  • Reprodução

República Dominicana altera a data do evento internacional devido a divergências regionais

A Cúpula das Américas, marcada para dezembro, foi adiada para 2026 devido a tensões no Caribe e desafios climáticos.

Cúpula das Américas é adiada para 2026

Nesta segunda-feira (3), o Ministério das Relações Exteriores da República Dominicana anunciou que a décima edição da Cúpula das Américas, que aconteceria em dezembro de 2025, foi adiada para 2026. A decisão foi tomada após uma análise cuidadosa da situação na região, com o governo dominicano afirmando que a medida foi acordada com parceiros como os Estados Unidos e outros países-chave.

Motivos do adiamento

O comunicado destaca que, em 2022, quando a República Dominicana assumiu a responsabilidade de sediar a cúpula, não eram previsíveis as profundas divergências que atualmente dificultam um diálogo produtivo nas Américas. Além disso, os impactos causados por eventos climáticos que afetaram gravemente vários países do Caribe também foram levados em conta.

Consultas realizadas

Na decisão, também foram consultados o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O governo dominicano não forneceu uma nova data nem detalhes adicionais sobre a organização da Cúpula em 2026.

Contexto regional

A situação no Caribe tem sido marcada por tensões, incluindo recentes eventos climáticos e movimentações militares dos Estados Unidos na região. O adiamento da cúpula reflete a complexidade das relações internacionais no continente, que requerem um ambiente mais estável para a realização de um diálogo produtivo.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: